A marca italiana de moda masculina de luxo Ermenegildo Zegna anunciou uma colaboração surpresa com a Fear of God, grife de streetwear fundada por Jerry Lorenzo em Los Angeles.
Juntamente com Lorenzo, o diretor criativo da Zegna, Alessandro Sartori, criou uma coleção masculina que inclui roupas e acessórios, em uma das collabs mais improváveis da moda. A parceria entre Louis Vuitton e Supreme também unia uma marca de luxo e uma de streetwear, mas Kim Jones, diretor criativo da LV masculina, tem um já reconhecido gosto pela moda das ruas, que sempre o influenciou.
Já Sartori e Lorenzo vêm de mundos completamente diferentes. A Fear of God nasceu na Califórnia, influenciada pelas subculturas do skate, punk, esporte e hip hop, com um toque gótico. Já a Zegna representa tradição e a elegância impecável made in Italy. Seus mundos, tanto como pessoas quanto marcas, são muito distantes. E talvez é isso que vai fazer o negócio funcionar bem para os dois lados.
O estilo da FoG encontra a experiência artesanal de Zegna para criar um guarda roupa contemporâneo pensado para um jovem cujo estilo de vida é uma expressão híbrida de elegância e liberdade, um cliente novo para a grife italiana que Sartori quer seduzir e fidelizar. “Estou tentando desenvolver uma certa gramática, escrever um novo capítulo para o livro da Zegna”, contou ao BoF. “O que estou fazendo com Jerry é uma linguagem paralela. Estou tentando escrever uma nova página para uma geração com a qual não trabalho hoje. Mas também haverá pessoas que não encontraram determinados produtos na Fear of God e agora encontrarão ternos, blazers, couros artesanais, belos casacos, acessórios… Acho que existem novas categorias de produtos para os nossos clientes”.
O trabalho em conjunto foi também um exercício de saber abrir mão de conceitos estéticos que fazem parte do DNA de ambas as marcas. Para Sartori, o mais interessante foi trabalhar nas silhuetas. “Foi aí que vimos quão diferentes éramos e como nossa abordagem estava evoluindo para uma terceira linguagem. Percebi um pouco mais de sensualidade e liberdade nessa experiência”.
Para a Zegna certamente será um respiro de ar fresco. Só Jerry Lorenzo tem mais seguidores no Instagram do que a Zegna e Alessandro Sartori juntos. É a possibilidade da marca começar a falar com um novo consumidor sem se desligar de suas raízes e propósito. E para a Fear of God e outras marcas do segmento também é uma maneira de criar outra linguagem para o streetwear, de começar uma nova conversa que pode puxa-lo para um novo capítulo.
A collab está programada para ser apresentada e um evento exclusivo dia 2 de março durante a semana de moda de Paris.