09.02.2017 / Música / por

Colaborador de Solange e Drake, Sampha lança o seu primeiro disco

©Reprodução
©Reprodução

Você pode se deparar com os suaves vocais do britânico Sampha em músicas de alguns dos mais impressionantes artistas do panteão do pop como Drake, Kanye West, Frank Ocean, Beyoncé e Solange. Por anos, o cantor, compositor e produtor emprestou sua voz e letras, infundindo profundidade e camadas de soul à música desses artistas, mas finalmente ele conta a própria história em seu primeiro álbum. Intitulado Process, o debut de Sampha já escala o alto das paradas do Reino Unido. É cheio de fragilidade, melancolia suave e intimidade sônica em canções pop etéreas, refletindo questões pessoais como propósito artístico, família e aversão a ser foco de atenção.

Ele cresceu com quatro irmãos mais velhos no sul de Londres, ouvindo Prince, Michael Jackson, The Smiths, Wu-Tang Clan, Joni Mitchell e folk malinês – preferência de seus pais. Aos três anos aprendeu a tocar piano. A balada (No One Knows Me) Like The Piano, que ganhou um vídeo emotivo com participação da modelo Adwoa Aboah, é tanto sobre a recente morte de sua mãe quanto sobre o instrumento, tão simbólico, que ocupava a casa da família.

“Quando me dei conta de que não poderia mais conversar com minha mãe sobre alguma coisa, ia para o piano cantar”, conta em entrevista ao site Exclaim. “No dia-a-dia acho que meu cérebro escondia coisas porque não dava conta de lidar ou de processar tantas emoções simultaneamente. Então, para mim [esse album] foi isso: processar sofrimento e a importância de falar sobre as coisas – não necessariamente tornar as coisas perfeitas”.

O cantor anunciou ainda um filme de acompanhamento para o disco que deve ser lançado em março e foi dirigido por Kahlil Joseph, responsável pelo último álbum-vídeo da Beyoncé, Lemonade.


Relacionadas


Veja Também

Assine a Newsletter do FFW

Receba semanalmente no
seu e-mail nossos conteúdos
especiais e exclusivos

×