FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Mulheres do line up foram os destaques do Dekmantel Festival SP 2018
    Peggy Gou no Main Stage do Dekmantel Festival SP
    Mulheres do line up foram os destaques do Dekmantel Festival SP 2018
    POR Augusto Mariotti

    Por Raphael Lobato e Joyce Kiesel

    Cada vez mais notória no circuito mundial da música eletrônica, São Paulo recebeu no último final de semana a segunda edição do Dekmantel Festival. Em busca de fixar bases na capital paulistana, o coletivo de Amsterdã trouxe uma curadoria com mais participação de artistas nacionais. Apesar de terem sido apenas 21% do line up oficial, foram as mulheres os maiores destaques nos dois dias de evento.

    A estrutura com quatro palcos desenhados para a festa de 10 mil ravers no terreno onde funcionava o Playcenter, verde e familiar, adicionou estilo e leveza à dinâmica do evento. Apesar da multidão, a andança de um palco para outro, por vezes, se assemelhava a uma experiência de trilha. O chão de terra molhado pela chuva do domingo, então, foi parte natural da aventura. Logo ao entrar no evento, a equipe de produção corria para oferecer repelentes de insetos.

    o palco Selectors em meio às árvores do antigo Playceenter

    O palco Selectors em meio às árvores do antigo Playcenter /Foto: Ariel Martini

    Boas surpresas nesta edição, artistas de performance foram escalados às vésperas do evento, após intensa campanha puxada por criativos da cena paulistana, tais como o Coletividade Namíbia, de representatividade negra. “Apesar de não ter visto muitas pessoas negras por lá, me senti confortável porque eu sempre busquei me sentir assim em qualquer lugar”, disse a modelo e performer Valentina Luz.

    OS PALCOS

    Foi a DJ sul-coreana e ex-estudante de moda Peggy Gou quem ferveu as estruturas do Main Stage assinadas pelos estúdios Sala28 e Superlimão pela primeira vez no fim da tarde de sábado. No dia seguinte, a sequência Mall Grab, com sua pool party music, e Four Tet, solar e dreamy, mantiveram o espaço com grande energia para um fechamento perfeccionista da musa russa Nina Kraviz –  headliner pela segunda vez do evento.

    Nina Kraviz. foto: Gabriel Quinta

    Nina Kraviz / Foto: Gabriel Quintão

    O palco UFO foi, durante o festival, o queridinho da cena noturna local. Passar pelo espaço era como vivenciar um pouco de eventos como Mamba Negra, ODD ou outros coletivos paulistanos. O motivo: as apresentações dos brasileiros Tessuto, Cashu e Zopelar, combinadas com a atmosfera mais clubber do palco. Ravers puderam então se sentir em casa. No domingo, a dinamarquesa Courtesy passou pelo local apresentando a sonoridade que tem colocado Copenhague no mapa do eletrônico. Não faltaram elogios.

    a dj cashu. foto: gabriel quintas

    A DJ Cashu / Foto: Gabriel Quintão

    O cheio de estilo palco Selectors também teve seus mais memoráveis momentos protagonizados por performances femininas. A bela canadense, ambientalista e produtora Jayda G emocionou o público com uma construção de grooves latinos, disco e house. Jayda foi também uma das pouquíssimas artistas negras no line-up. Contagiante, ela dança e canta com suas músicas. Ao final, foi ovacionada pelo público recebendo uma enérgica sessão de aplausos e um coro que gritava seu nome.

    Jayda G. foto: Gabriel Quintas

    Jayda G / Foto: Gabriel Quintão

    O intimista palco Gop Tun, coletivo responsável pela ponte entre a marca holandesa e a cidade de São Paulo, foi o mais brasileiro dos espaços do evento, intencionalmente. Ao longo do dia, um mood de sonoridades orgânicas. Ao final, atrações internacionais esperadas. Em outro curioso episódio do fim de semana, a italiana Elena Colombi esteve mais confortável em sua performance solo na Radio Manteiga do que na dobradinha com o electro Interestrelar Funk.

    Mirando construir aqui uma nova casa, o Dekmantel se mostra um festival imperdível para uma fanbase interessada na experiência que o festival holandês tem conseguido reproduzir em São Paulo. Muitas pessoas vieram de outras cidades (e até de outros países) para o evento. Uma abertura ainda maior para a efervescente e diversificada cena de artistas locais só deixará o festival ainda mais interessante do que já tem se mostrado.

    Veja na galeria uma seleção de looks dos frequentadores do festival.

    Não deixe de ver
    FFW SOUNDS: Chappell Roan
    Stray Kids estrela nova campanha da Tommy Hilfiger
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Cowboy Carter: Tudo que sabemos sobre a era Country da Queen B
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Lançamento: ‘‘ADORO DJS’’ celebra aniversário de 20 anos do Noporn
    Lollapalooza anuncia line-up para a edição de 2024
    FFW