25.09.2020 / Música / por

Supernova : 8 novos sons para descobrir e ouvir essa semana > 25.09

julia cumming no vídeo de Moment In The Sun, da Sunflower Bean
julia cumming no vídeo de Moment In The Sun, da Sunflower Bean

Por Isadora Almeida @almeidadora

Seja bem-vindo ao espaço dedicado à nova música no FFW.
Nos encontraremos toda sexta-feira por aqui com uma seleção dos lançamentos mais legais e interessantes do cenário musical nacional e internacional. Seja um clipe, música ou novo artista que descobri nos últimos dias. Uma curadoria de peças audiovisuais que, de alguma forma, me emocionaram ou chamaram minha atenção, seja pela estética sonora ou visual.

___________________________________________________________

Sunflower Bean – Moment In The Sun


Desde 2016 quando apareceu para o público com o ótimo álbum de estreia Human Ceremony a banda nova iorquina Sunflower Bean vem construindo uma carreira sólida e cada vez mais promissora.

Twentytwo in Blue o último álbum lançado é de 2018 e conta com ótimos momentos que lembram trabalhos de Stevie Nicks na década de 1980 e mostram uma banda mais madura.

Em 2020 é hora de lançar música nova e Moment In the Sun é um pop rock perfeito pra escapar um pouco das notícias surreais desse ano. O clipe traz a vocalista Julia Cumming, que divide o tempo entre cantora e modelo de marcas como Anna Sui e Saint Laurent, se divertindo com o namorado no melhor estilo amor adolescente no verão.

 

 

Sault – Untitled (Rise)

 

Desde 2019 o misterioso coletivo Sault vem lançando álbum bom atrás de álbum melhor ainda. Ano passado foram dois registros 5 que saiu sem aviso e quatro meses depois 7 apareceu da mesma maneira, de surpresa. Ninguém sabe ao certo quem são os músicos envolvidos nos trabalhos, mas o produtor britânico Inflo é nome certo no coletivo. Soul, funk, pop e um pouco de disco music são as principais referências nos dois primeiros trabalhos.

 

Em 2020 novamente sem aviso saiu o poderoso Untitled (Black Is) trabalho mais que necessário para esse ano em que o movimento Black Lives Matter ganha mais força a cada dia. Sexta passada no susto novamente saiu o maravilhoso Untitled (Rise) com músicas mais dançantes e que flertam até com percussões de samba.
O Sault é o que precisamos daqui pra frente na música.

 

Fleet Foxes – Shore

 

Shore é o novo trabalho da Fleet Foxes, banda que tem como líder e principal músico o norte americano e genial Robin Pecknold. Primeiro lançamento pela gravadora Anti- Records, e quarto álbum da banda traz ao longo das 15 faixas momentos de celebração e puro contentamento.

Depois de Crack-Up (2017) o lançamento soa como a “calmaria depois de uma tempestade”. Com participações de Hamilton Leithauser, Chris Bear e Daniel Rossen da Grizzly Bear, Kevin Morby e do paulistano Tim Bernardes as músicas celebram a vida em face da morte e homenageiam ídolos de Pecknold, como Arthur Russell, João Gilberto e Brian Wilson.

Going-to-the-Sun-Road, uma das faixas mais bonitas de Shore, traz Tim Bernardes cantando o trecho que ele mesmo compôs em português “A estrada do sol/ O começo de tudo/ E as nuvens que agora se afastam/ Mostrando um caminho que está sempre lá / E que é qualquer lado que a gente quiser caminhar.” Já é um dos álbuns mais lindos de 2020. 

 

Daniel Tupy – Bem


Bem é a estreia solo de Daniel Tupy, músico que é mais conhecido pelo trabalho com a banda Marrakesh. A música soa como algo entre lo-fi, trip hop e eletrônico e  a letra como um lamento franco do cantor sobre um fim de relacionamento. 

Esse é o primeiro lançamento do LogoLogo, selo de música independente que conta com Tupy como um dos idealizadores. Bem vai estar presente no EP de mesmo nome, que deve ser lançado em Outubro.

 

KennyHoopla – how will i rest in peace if I’m buried by a highway? 

 

Em 2017 o jovem cantor KennyHoopla apareceu com o ótimo single Waves//, mas foi esse ano que ele lançou um trabalho mais completo o EP how will i rest in peace if I’m buried by a highway?. Ainda que apenas 6 faixas Hoopla consegue sintetizar os vários espectros que sua música consegue atingir. As referências que conseguimos ouvir vão do eletrônico elegante de Burial, as várias camadas do alternative (Sandy) Alex G e a urgência do indie rock anos 2000 da clássica Bloc Party.

No começo do mês ele liberou alguns vídeos de uma performance ao vivo nos quais as músicas ganham ainda mais força. 

Guardem o nome desse jovem de 23 anos que consegue fazer um tipo de música que ninguém mais na indústria parece estar fazendo. 

 

QUE COISA É ESSA, O AMÔ? – LOVEFI VOL. II

 

Com o nome mais divertido da cena independente brasileira,  Que Coisa é essa, o Amô? projeto de Felipe Marino e Paula Hering, lançou o novo EP Lovefi Vol. II (continuação do trabalho Lovefi Vol. I lançado em junho).  São sete faixas em que os dois músicos se alternam e complementam nos vocais. Lua é um dos destaques do álbum junto da última faixa Everytime, um cover inesperado de uma das músicas mais delicadas da princesa do pop Britney Spears. 

Como o nome mesmo sugere Lovefi é uma brincadeira com o gênero lo-fi e canções de amor, uma ótima pedida pra quem gosta de bossa nova, MPB e aquele pop ensolarado. 

 

 

Sad13 – Ruby Wand

A norte americana Sadie Dupuis, líder da banda de indie rock Speedy Ortiz, lança hoje o segundo álbum de seu projeto pop Sad13. Além de Ruby Wand, o álbum Haunted Painting traz outras 10 faixas e é um lançamento da Wax Nine Records.

A cantora explicou em entrevista que “A música é sobre como lidar com um surto de TOC após uma dor complicada – buscando o controle por meio de pequenos rituais, bons e ruins”.

O clipe é um delicado stop-motion do diretor Benjamin Stillerman.

 

Kelly Lee Owens – Corner of My Sky

 

O álbum da Kelly Lee Owens Inner Song é um dos melhores lançamentos da música eletrônica em 2020. Corner of My Sky faixa que tem a participação chiquérrima do mestre John Cale acaba de ganhar um clipe mais chique ainda com a atuação de Michel Sheen e direção do norueguês Kasper Haggstrom. 


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×