21.07.2020 / Música / por

"Utopia Americana de David Byrne" abrirá o Festival de Cinema de Toronto

american_utopia_s_0296s

O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) deste ano será reduzido, digital e com alguns eventos presenciais limitados. E para a abertura, a organização anunciou a versão dirigida por Spike Lee do aclamado espetáculo “Utopia americana de David Byrne”.

O filme, o segundo lançamento do diretor no ano depois de Das Blood no Netflix, documenta o popular musical da Broadway, do vocalista do Talking Heads, David Byrne. “Utopia americana de David Byrne” ficou em cartaz no Hudson Theatre em Nova York de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. O mesmo show passou pelo Brasil, no Lollapalooza, em 2018 e proporcionou aos presentes uma experiência musical e visual poucas vezes vivenciada num festival de música pop.

O show mostra Byrne tocando músicas de seu último álbum solo de mesmo nome, incluindo algumas músicas do Talking Heads, como “Once in a Lifetime” e “Burning Down the House”. Ele é acompanhado no palco por 11 músicos que tocam todos os instrumentos em movimento. “Lee magistralmente dirige uma experiência transformadora”, disse o festival em comunicado. “O programa levanta questões sociais e políticas, revelando como o público pode se unir em momentos difíceis através do poder do entretenimento”.

“Este filme alegre leva o público a uma jornada musical sobre abertura, otimismo e fé na humanidade”, disse Joana Vicente, co-diretora e diretora executiva do TIFF, em comunicado oficial. “Isso é especialmente pungente em um momento de grande incerteza em todo o mundo.”

A 45ª edição do festival – realizada de 10 a 19 de setembro – acontecerá como um festival físico limitado e uma experiência on-line, através de uma combinação de exibições presenciais e drive-ins, transmissões digitais e tapetes vermelhos virtuais e palestras sobre o setor. A programação foi drasticamente reduzida em relação às edições anteriores, com 50 novos filmes e cinco programas de curtas-metragens.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×