FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    COMO A TAXA DAS BLUSINHAS AJUDOU AS MARCAS NACIONAIS

    Aumento no ICMS para 2025, crescimento de vendas nacionais e diminuição do consumo extrangeiro, confira os impactos nesses 6 meses de projeto. 

    COMO A TAXA DAS BLUSINHAS AJUDOU AS MARCAS NACIONAIS

    Aumento no ICMS para 2025, crescimento de vendas nacionais e diminuição do consumo extrangeiro, confira os impactos nesses 6 meses de projeto. 

    POR Gabriel Fusari

    No ano passado, os consumidores brasileiros viveram uma montanha-russa de emoções com os novos impostos sobre compras feitas em plataformas internacionais. Quem se beneficiava da isenção de impostos foi surpreendido, em agosto, com a implementação da impopular Taxa das Blusinhas, que estabeleceu um imposto de 20% sobre compras internacionais de até US$50.


    Agora, com o aumento do ICMS de 17% para 20% nos estados, o valor pago deve aumentar ainda mais. A medida será válida a partir de 1º de abril de 2025, afetando compras realizadas em plataformas digitais internacionais, como Shein, Shopee e AliExpress, resultando num imposto total de 60%. 

     

    Por outro lado, o varejo nacional observou um aumento nas vendas no mercado de moda. De acordo com o Santander e o JPMorgan, muitas das grandes gigantes de moda estão aproveitando esse bom momento — algumas, inclusive, têm suas ações recomendadas para compra na bolsa de valores. A C&A viu suas vendas crescerem 19% em relação ao mesmo período de 2023, liderando o setor. A Renner, recomendada pelo JPMorgan como um bom ativo, registrou um crescimento de 12%, seguida pela Riachuelo. Em uma análise geral, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio realizada pelo IBGE, o mercado de vestuário cresceu 6%. 

     

    Esse crescimento tem dado fôlego ao setor que vai enfrentar em 2025 a chega ao país de uma nova concorrente, a rede sueca de fast fashion H&M.

     

    Não deixe de ver
    Fundadores de Proenza Schouler anunciam saída da marca e buscam novo diretor criativo
    Turistas estrangeiros poderão fazer compras sem impostos no Rio de Janeiro
    Novo conglomerado de moda vem aí, Rihanna revela nova coleção de dia dos namorados, Y-Project encerra atividades e muito mais
    Esse é o calendário global de moda de 2025
    Meta passa a permitir que usuário considerem gays e trans como “doentes mentais”
    Como a taxa das blusinhas ajudou as marcas nacionais?
    Birkin do Walmart, Fim do contrato de Donatella Versace, Louis Vuitton lança campanha com Zendaya, H&M anuncia loja em Campinas e muito mais
    John Galliano anuncia sua saída da Maison Margiela
    As marcas de moda mais desejadas do brasil em 2024
    Trussardi e Lenny Niemeyer em collab para o verão, Rio2C 2025 e moda, Carol Trentini estreia linha de bem-estar com a Simple Organic
    FFW