03.07.2018 / Notícias / por

Documentário sobre a morte de Trayvon Martin estreia este mês com produção de Jay Z

Print de cena do documentário Rest In Power: The Trayvon Martin Story
Print de cena do documentário Rest In Power: The Trayvon Martin Story

Em 2012 a morte do jovem Trayvon Martin chocou os Estados Unidos, provocando protestos pelo país e fazendo nascer o movimento Black Lives Matter. Trayvon foi morto aos 16 anos por George Zimmermann, que disse que atirou em defesa própria – Martin estava carregando um pacote de Skittle e um iced tea. Zimmermann foi acusado de assassinato em segundo grau e homicídio culposo e absolvido em 2013.

O julgamento injusto resultou em dois livros Rest in Power: The Trayvon Martin Story, dos pais do menino Sybrina Fulton e Tracy Martin, e Suspicion Nation: The Inside Story of the Trayvon Martin Injustice and Why We Continue to Repeat It, de Lisa Bloom.

Entra em cena Jay-Z como produtor executivo de uma série documental baseada nestes dois livros. Rest in Power: The Trayvon Martin Story estreia dia 30 de julho no canal a cabo Paramount Network. Nos créditos, ele aparece como Shawn Carter. “O nome de Trayvon ficará ao lado dos grandes que perderam suas vidas para mover nossa cultura para frente”, disse Jay-Z.

Em fevereiro deste ano, ele apareceu de surpresa na passeata anual Peace Walk & Peace Talk em homenagem ao adolescente e fez um discurso breve: “Queremos assegurar que nunca esqueceremos que Trayvon serve como um farol de luz para todos aqui para que vocês nunca tenham que passar pela dor que esse casal passou”. Veja abaixo:

O primeiro capítulo começa com um áudio do pai de Trayvon ao telefone reportando o desaparecimento do filho. A partir daí, os acontecimentos vão se desenrolando e muitas conexões se formando. A série com seis capítulos vai além do caso e também olha para o racismo institucional e o preconceito, ambos enraizados no sistema que ainda tem feito muitas vítimas. O doc mostra vídeos da família de Martin e entrevistas com pessoas próximas do jovem.

E como acontece nos documentários, a equipe fez uma visita surpresa na casa de George Zimmermann, que declinou dar entrevista e ameaçou bater em Jay Z.

O documentário estreou no Festival de Tribeca em abril, seguido por uma conversa com os pais de Martin e a dupla que dirigiu a série, Julia Willoughby Nason e Jenner Furst.

Este é o segundo documentário de Jay Z, sempre em busca de narrativas que expõem o sistema de justiça americano. No ano passado ele também foi produtor executivo de Time: The Kalief Browder Story (também dirigido por Julia) sobre a detenção injusta do jovem de 16 anos que se suicidou após ser liberado. Kalief foi preso por três anos, passando dois deles confinado na solitária por, alegadamente, ter roubado uma mochila…

Rest in Power: The Trayvon Martin Story estreia dia 30 de julho no canal a cabo Paramount.


Relacionadas


Veja Também