19.03.2020 / Notícias / por

Instituições de ensino dão acesso gratuito a cursos pagos durante a quarentena; veja as opções aqui

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Apesar de muita gente ainda estar indo para o trabalho, muitos de nós estamos em casa, auto-isolados até segunda ordem. A pandemia do coronavirus fez com que muitas instituições de ensino liberassem cursos pagos para que as pessoas possam fazê-los gratuitamente durante a quarentena.

A metodologia de ensino a distância se torna a única forma segura de continuar estudando, além de contar com uma flexibilidade em relação a administração do tempo, uma vez que pode ser difícil encaixar cursos na nossa rotina “normal”.

Abaixo, nós linkamos cursos oferecidos pelo Linkedin, Faculdade Getulio Vargas, Udemy e Senai. Com certeza algum vai falar com você, seja como aprendizado de algo novo que pode ser aplicado ao seu negócio ou algo totalmente novo como forma de ampliar conhecimento e se preparar para quando a crise passar.

LinkedIn

A rede liberou 10 cursos focados em desenvolvimento de carreira, com temas como gestão de equipes virtuais, gestão de tempo, como vencer a procrastinação e como melhorar o foco. O conteúdo como um todo chama-se “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”. Os cursos são ministrados por professores, escritores, coachs e especialistas em liderança, comportamento, administração e produtividade.

Veja todos os cursos aqui.

Udemy

Muitos de vocês já devem ter feito algum curso via Udemy, uma plataforma de aprendizado online voltada para quem deseja estudar sem sair de casa. O site oferece aulas grátis ou pagas, ou ainda tem as ferramentas para você ensinar sua própria aula. Porém, durante o período de quarentena, a Udemy tornou 40 cursos onlines pagos em gratuito na área de tecnologia e programação.  Entre as opções disponíveis estão cursos de Introdução à Programação de Computador, Algoritmo e Lógica de Programação.

Além de já disponibilizar mais de 400 cursos gratuitos para aprender desde técnicas de Excel até programação para crianças com ferramenta do MIT, muitos professores liberaram seus conteúdos gratuitamente. O instrutor global da Udemy Chris Haroun foi um do que abriram seus cursos: veja no link.

Veja todos os cursos aqui.

Perestroika

A Perestroika nasceu em 2007 como uma escola livre de atividades criativas. Sempre com um viés criativo, os cursos abordam diferentes assuntos, traduzindo conteúdos contemporâneos de uma forma clara e descomplicada. Hoje eles têm uma plataforma digital, onde esses conteúdos inovadores possam chegar a todos os cantos do Brasil. A escola anunciou que está tornando gratuito o curso chamado Clip, sobre colaboração, pensamento em rede e interdependência durante o período de isolamento. “Passamos tantos anos falando na economia colaborativa, chegou a hora da sociedade colaborativa”, dizem.

Entre aqui para acessar.

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Ele acaba de liberar 12 cursos gratuitos em sua plataforma de ensino online, todos com certificação após sua conclusão (o aluno receberá o certificado somente se obtiver até 70% de aproveitamento durante o curso). Há ainda outros cursos online gratuitos com temas sobre Economia Circular, Blockchain, Indústria 4.0 e Competências Transversais (Educação Ambiental, Consumo Consciente de Energia, Finanças Pessoais, etc).

Veja abaixo os cursos disponíveis gratuitamente exclusivamente durante a quarentena.

1. Consumo Consciente de Energia
2. Desenho Arquitetônico
3. Educação Ambiental
4. Empreendedorismo
5. Finanças Pessoais
6. Fundamentos de Logística
7. Lógica de Programação
8. Propriedade Intelectual
9. Segurança do Trabalho
10. Metrologia
11. Noções Básicas de Mecânica Automotiva
12. Tecnologia da Informação e Comunicação

FACULDADE GETULIO VARGAS

A Fundação Getulio Vargas (FGV), uma das melhores faculdades do Brasil, liberou 55 cursos online gratuitos para fazer durante a quarentena do coronavírus. E todos ainda possuem certificação digital, que podem ser emitida pelo próprio estudante ao concluir os estudos. Há opções de cursos de oito horas, 10 e 12. Veja abaixo a lista completa.

 


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×