FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Tudo o que você precisa saber sobre a estreia do skate na Olimpíada de Tóquio

    Da atleta mais nova da história do Brasil aos uniformes fashion

    Uniforme dos Skatistas Brasileiros | Créditos: Nike Divulgação

    Tudo o que você precisa saber sobre a estreia do skate na Olimpíada de Tóquio

    Da atleta mais nova da história do Brasil aos uniformes fashion

    POR Luxas Assunção

    Pela primeira vez na história, o skate é considerado um esporte olímpico. Um esporte que já foi visto, por muito tempo, com preconceito, mas que já foi refúgio de diversas subculturas, manifestações culturais e claro, tendências de moda e lifestyle, finalmente é reconhecido e será disputado a partir de hoje nas Olimpíadas de Tokyo.

    Tony Hawk | Reprodução Instagram

    Tony Hawk | Reprodução Instagram

    Ontem (22.07) o lendário Tony Hawk inaugurou a pista olímpica de skate, mas o skatista não irá competir na Olimpíada, mas sim comentá-la. “Quando criança, eu era repreendido pelo meu interesse em skateboarding. Nunca imaginei que seria parte dos Jogos Olímpicos”, escreveu Hawk em seu Instagram.

    O SKATE É DELAS

    Rayssa Leal | Foto: Reprodução

    Rayssa Leal | Foto: Reprodução

    Por lá, o Brasil está bem representado por 12 atletas brasileiros que devem competir na modalidade – o destaque é Rayssa Leal, a mais jovem atleta da história do Brasil a participar da Olimpíada. De Imperatriz do Maranhão, Rayssa tem 13 anos e apesar da pouca idade, é um prodígio no skate, já tendo conquistado medalha de bronze no mundial de Skate Street em Roma, a única brasileira a subir no pódio na ocasião. Ela começou a andar de skate aos 6 anos e aos 11, foi vice-campeã mundial da categoria. Em entrevista à ESPN, Rayssa lamenta ter sofrido preconceito por ser mulher e andar de skate, antes de se tonar um fenômeno internacional e pontua que deseja continuar inspirando jovens garotas a praticar o esporte.

    Além da jovem atleta, que compete no dia 25 de julho, às 21 horas, Letícia Bufoni e Pamela Rosa são outros destaques do skateboarding nacional que estão cotadas para o pódio da categoria em Tóquio.

    OS UNIFORMES

    Nyjah Huston, Leticia Bufoni e Yuto Horigome | Créditos: Divulgação

    Nyjah Huston, Leticia Bufoni e Yuto Horigome / Foto: Divulgação

    Os uniformes também estão chamando atenção nesta Olimpíada. Além de esporte, o skate também fala sobre lifestyle, cultura e estilo, por isso os uniformes são despretensiosos, estilosos e com carinha de streetwear.

    Os uniformes foram desenvolvidos pela Nike, em colaboração com o artista holandês Piet Parra, conhecido por suas composições abstratas e cheias de cor. O próprio Parra é skatista e entrou no projeto pensando em destacar aspectos únicos do esporte e em exibir o que a Nike SB tem de melhor. Os uniformes também têm tecnologia de transpiração para esportes de alta performance e são parte do Move To Zero, iniciativa de sustentabilidade da Nike, criados 100% com tecido reciclado. 

    Os skatistas estão entre os mais jovens atletas e terão, em seus  uniformes, desenhos de paisagens que simbolizam a cultura de cada um dos países  representados. As camisas das diferentes delegações se inspiram em esportes marcantes de cada nação: 

    Uniforme dos Skatistas Brasileiros | Créditos: Nike Divulgação

    Uniforme dos skatistas brasileiros / Foto: Nike Divulgação

    Brasil: A  beleza natural de uma das cidades mais famosas do mundo, o Rio de Janeiro, foi retratada na  camisa, que também traz cores vibrantes, remetendo a felicidade e alegria do povo brasileiro. 

    Estados Unidos: Uma das modalidades esportivas mais populares do país, a camisa é inspirada  nos tradicionais uniformes de basquete. 

    França: Já o uniforme francês tem suas referências nas tradicionais camisas de tênis – uma das  modalidades esportivas mais populares do país. 

    Não deixe de ver
    Haight lança collab internacional, com Tina Kunakey
    Handred lança cápsula prévia para o verão 2024
    Favorite Band T-shirt Project inaugura amanhã (26) na Galeria BG27
    Hector Albertazzi lança seu mais novo drop, chamado Fascínio
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Tommy Hilfiger celebra os 50 anos do Hip Hop em nova campanha
    Dior apresenta J’Adore Gallery em São Paulo
    Rosé do BLACKPINK inspira nova coleção da Tiffany & Co.
    Fotógrafo Steven Meisel colabora com ZARA em nova coleção
    Casa de Serge Gainsbourg e Jane Birkin torna-se instituição cultural