Freja Beha Erichsen na campanha de Inverno 2012 da Zara ©Reprodução
A gigante espanhola Zara anunciou recentemente o seu compromisso com a sustentabilidade com a promessa de erradicar todos os resíduos de químicos prejudiciais ao meio ambiente ao longo de toda a sua cadeia de produção até 2020. O anúncio vem como uma resposta à pressão por parte do Greenpeace, após o lançamento do relatório “Toxic Threads: The Big Fashion Stitch-Up” (“Ameaças Tóxicas: Os grandes remendos da moda”) em Pequim no dia 20.11. “O Greenpeace dá as boas-vindas ao compromisso da Zara com uma moda livre de tóxicos”, diz o coordenador da campanha Detox, Martin Hojsik. “Se a maior varejista consegue, não há desculpa para outras marcas não limparem a sua cadeia de produção e fazerem moda sem poluição”, continua.
Como parte da mudança, a Zara vai fiscalizar e obrigar todos os seus fornecedores a pararem de dispensar os resíduos tóxicos nas comunidades circundantes. A empresa espanhola junta-se assim à Nike, Adidas, Puma, H&M, Marks&Spencer, C&A e à chinesa Li-Ning na missão de promover uma moda “limpa” – de resíduos e de culpa.