A C&A apresentou, na última terça-feira (08.11), no Rio de Janeiro, seu relatório de sustentabilidade e seus projetos com a Malha – plataforma de moda sustentável, colaborativa, local e independente – para discutir a produção, consumo e organização do sistema de moda atual.
Por lá, ideias como um “upcycling”, ação que aproveita restos de tecido para novas coleções da C&A foram apresentados. Além disso, a rede de fast fashion vai trabalhar em conjunto com a Malha na incubação e desenvolvimento de 10 marcas que melhor representem os conceitos de moda sustentável. Isso não se reflete só nas peças; Paulo Correa, presidente da C&A Brasil, afirmou que o futuro da moda é sobre tornar a indústria a serviço das pessoas, e não o contrário.
A seleção será feita por edital e as marcas guiadas e financiadas pela C&A pelos próximos 12 meses. “Queremos que essas novas marcas se desenvolvam e atuem no mercado de forma consistente e inovadora, promovendo conceitos de sustentabilidade desde a escolha da matéria-prima até a embalagem do produto”, explica Paulo. Depois desta fase, o projeto continua sendo discutido e se desdobrando em outras vertentes na moda.
Além disso, o Instituto C&A prevê a promoção de palestras e workshops com o intuito de disseminar o debate sobre a moda sustentável, além da distribuição 100 bolsas de estudo para cursos na escola de moda da Malha.