FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Nike lança Iniciativa de Economia Circular Para Reduzir Resíduos

    O Nike Refurbished Circular faz parte do movimento Nike To Zero, de redução de emissões e resíduos.

    Nike Refurbished Program

    Nike lança Iniciativa de Economia Circular Para Reduzir Resíduos

    O Nike Refurbished Circular faz parte do movimento Nike To Zero, de redução de emissões e resíduos.

    POR Redação

    A iniciativa, chamada de Nike Refurbished Circular, é parte do Nike to Zero, posicionamento global da marca para reduzir sua produção de lixo, resíduos e emissões ao mínimo possível. A proposta é de que quando um consumidor devolve um modelo, o programa Refurbished Circular irá restaurar o tênis e colocá-lo novamente à venda, por um preço condizente com o seu estado de conservação e assim aumentar a vida útil dos calçados ao invés de serem descartados.

    O programa busca atender a três tipos de mercadoria devolvida, as que estão “como novas” (usadas por um ou dois dias), as “gentilmente usadas” (por um tempo um pouco maior) e as com falhas estéticas (um defeito de fábrica, por exemplo).

    Os produtos mais conservados serão colocados novamente à venda nas lojas da Nike, por um preço adequado ao produto de 2ª mão. Já os calçados mais usados, entram no programa de doação da marca, enquanto os tênis em pior estado, são reciclados para fazer parte de novos calçados com selo sustentável da Nike. 

    Nike Refurbished Program | Reprodução Site

    Nike Refurbished Program | Reprodução Site

    É interessante pontuar que, além da redução de resíduos, a iniciativa da marca aborda ainda duas questões da indústria da moda: a devolução de peças e a indústria de revenda de calçados. Caso você não saiba, grande parte das peças que são devolvidas em compras online, se tornam imediatamente resíduos, à medida que é muito custoso para grandes empresas reavaliar um produto e colocá-lo novamente à venda, um problema que o projeto da Nike pretende resolver através dessa iniciativa.

    Além disso, o multimilionário mercado de revenda de sneakers cresce exponencialmente e tem uma relação controversa com as marcas originais. Inclusive, uma das executivas da Nike foi recentemente afastada do cargo por envolvimento com o mercado de revenda. Portanto, essa iniciativa da marca tem por efeito buscar se apropriar desse um mercado milionário que, às vezes, pode prejudicá-la.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    Billie Eilish é a escolhida para a campanha da bolsa sem couro animal da Gucci
    Rider e Pedro Andrade se inspiram em novas espécies de sapos amazonenses