FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Veja os destaques da programação da Semana Fashion Revolution

    Semana Fashion Revolution começa nesta segunda (19.04) em formato digital e segue até o dia 25 de abril. Ela acontece anualmente em torno do dia 24 de abril em mais de 100 países para relembrar o desabamento do edifício Rana Plaza, buscar formas de garantir dignidade para os trabalhadores que fazem nossas roupas e mobilizar a sociedade por uma indústria da moda que considere as pessoas e o planeta. “Moda é potência, é cultura, e queremos que todos sintam-se parte deste movimento por uma moda plural, conectada com a realidade do planeta e que seja boa para todos”, diz Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil.

    Na campanha desta edição, o evento foca na discussão sobre Direitos, Relacionamentos e Revolução com uma série de atividades online como conversas, encontros, debates e exposições e o lançamento do primeiro livro do Fashion Revolution Brasil, Revolução da Moda: Jornadas para Sustentabilidade (veja destaques da programação abaixo). Este ano, também foi reforçada a importância de um olhar na perspectiva de gênero e raça.

    “O Fashion Revolution reforça a necessidade de mudanças radicais para problemas radicais e isso requer uma revolução em nossa forma de pensar, consumir e produzir”, diz o release oficial. Várias revoluções que foram a locomotiva da história tiveram como protagonistas trabalhadoras da indústria têxtil e da moda, e para isso precisamos colocar a classe trabalhadora em destaque.

    Dados

    – O Brasil é o quarto maior produtor de roupas do mundo, gerando 8 milhões de empregos diretos e indiretos

    –  75% da mão de obra é composta de mulheres (ABIT).

    – No Brasil, entre 2016 e 2018, a cada cinco trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão, quatro eram negros (Reporter Brasil via SIT).

    – Trabalhadores e trabalhadoras da moda ainda não têm seus direitos fundamentais garantidos, estão com cada vez mais trabalhos informais e terceirizados, e com a pandemia suas condições tornaram-se mais precárias e fragmentadas.

    Destaques da programação

    19.04, às 11h

    Abertura da Semana Fashion Revolution

    Convidados: Nelsa Nespola, presidente da Justa Trama; Amanda Costa, ativista climática e Namastê Messerschmidt, educador e agrofloresteiro.

    Mediação de Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil.

    21.04, às 20h

    Debate

    Ancestralidade e o Vestir na Moda Brasileira: Os caminhos e desafios para resgatar a cultura ancestral dos povos originários e inseri-los no mundo da Moda

    Convidados: Carol Anchieta, Comunidade Kilombola Morada da Paz (CoMPaz), Day Molina e Cynthia Mariah

    22.04, às 19h

    Lançamento oficial do relatório Fios da Moda: Perspectiva sistêmica para a circularidade

    Convidados: Marina Colerato (Modefica), Larissa Roviezzo (Regenerate Fashion), Juliana Picoli (FGVces), Melissa O de León (Regenerate Fashion), Yamê Reis (Rio Ethical Fashion) e Elô Artuso (Fashion Revolution)

    24.04, às 15h

    Lançamento com pré venda do livro Revolução da Moda: Jornadas para Sustentabilidade

    O Fashion Revolution apresenta seu primeiro livro, organizado por Eloisa Artuso e Fernanda Simon, com ensaios de mulheres que fazem parte da construção de um novo capítulo na história da moda brasileira, percebido através dos pilares da sustentabilidade, com seus desafios e êxitos.

    de 19 de abril à 19 de maio

    Exposição Colaborativa de Cultura de Moda Brasileira. O objetivo é reunir obras com aspectos da cultura da moda brasileira nas perspectivas regionais a partir de olhares individuais, provocando uma percepção descolonizada e diversa.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    Billie Eilish é a escolhida para a campanha da bolsa sem couro animal da Gucci
    Rider e Pedro Andrade se inspiram em novas espécies de sapos amazonenses