FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    WGSN exclusivo: biologia sintética e bactérias na indústria têxtil
    WGSN exclusivo: biologia sintética e bactérias na indústria têxtil
    POR Redação

    O hype bureau de tendências WGSN acaba de divulgar um novo estudo de moda sobre… bactérias! O portal aposta em um futuro onde biologia sintética e bactérias permeiam também a indústria de tecidos e vestuário.

    O argumento é baseado no trabalho de duas futurologistas, Suzanne Lee e Donna Franklin, que estão pesquisando algo que ainda parece ficção-científica: a criação de tecidos que se desenvolvem a partir de microorganismos.

    Designers e artistas como o holandês Jelte van Abbema já testam novas possibilidades de fato: van Abbema criou uma fonte de bactérias que, mesmo após impressa no papel, continua crescendo e mudando de cor e forma durante seu ciclo de vida. Na prática, se aplicada como estampa numa roupa, essa fonte bacteriana criaria uma peça mutante, capaz de se alterar dia após dia. Genial, não? Além disso, como a impressão é um grande poluidor mundial, esta seria uma alternativa interessante (e bem orgânica) para amenizar o problema.

    Jelte van AbbemaA fonte de bactérias de Jelte van Abbema: cores e formas mutantes © Reprodução

    Já Mareike Frensemeier criou o “Bacs”, uma embalagem 100% biodegradável feita de bactérias alimentadas por açúcar. Quando cresce, a bactéria cria uma casca de um material parecido com papel que envolve o produto. Outro item da mesma linha é uma espuma protetora encontrada em forma sólida ou em creme, que pode ser usada para manter a comida fresca por mais tempo, por exemplo. As fibras ultra-finas do “Bacs”, atualmente não-comercializado, abrem as portas para várias outras aplicações sustentáveis para embalagens.

    texto-Mareike-FrensemeierO projeto “Bacs”, criado por Mareike Frensemeier: embalagens 100% biodegradáveis © Reprodução

    Sonja Bäumel é outra fascinada por essas criaturas invisíveis. Seu projeto “(in)Visible Membrane” (“membrana (in)visível”) explora a possibilidade da pele humana ser controlada para criar roupas que reagem ao ambiente e às necessidades do usuário, testando as reações de diversas bactérias em pedaços de tecidos.

    texto-sonja-baumel-2As culturas de Sonja Bäumel em tecidos © Reprodução

    Por enquanto, Sonja se concentra nas atividades da camada invisível (mas muito viva) de nossa pele, transformando-a em algo visível através de seus designs. É mais fácil de entender o conceito quando se vê o mapa corporal que ela fez de si mesma em uma placa de Petri gigante, onde as bactérias continuaram seu ciclo até mostrar uma silhueta.

    texto-sonja-baumelA silhueta em bactérias de Sonja Bäumel ©Reprodução

    O bureau termina de modo profético, chamando as bactérias de “um material onipresente que tem muitas possibilidades de ser moldado para servir uma variedade de indústrias.”

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW