X fora do ar no Brasil: Threads x Blue Sky disputam os usuários do Twitter
X fora do ar no Brasil: Threads x Blue Sky disputam os usuários do Twitter
No último final de semana, só se falava de uma coisa: o bloqueio no Brasil do X (ex-Twitter), a rede social de Elon Musk. Desde a meia noite de sábado não é mais possível acessá-la e isso tem suscitado debates calorosos sobre soberania nacional, liberdade de expressão e legalidade institucional.
Para quem não está por dentro, na última sexta-feira (30.08), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ordenou a suspensão imediata da plataforma no Brasil por ela descumprir determinações judiciais, entre elas o pagamento de multas, a exclusão de perfis disseminadores de fake news e discurso de ódio, além de não ter designado um representante legal da empresa no Brasil. Nessa segunda (02.09), a primeira turma do STF confirmou a decisão de Moraes e manteve a suspensão. Até que a empresa cumpra as determinações, o X não volta a funcionar por aqui.
Por conta disso, 21,5 milhões de usuários brasileiros da rede estão órfãos e já foram buscar uma nova rede para poder se atualizar, socializar, trocar memes… Nesse cenário, duas plataformas tem sido a escolha: a Threads, versão do microblog da Meta (ex-Facebook) e o Blue Sky, criado por Jack Dorsey, criador e ex-CEO do Twitter. Se elas não substituem, ao menos conseguem emular a sensação de estar tweetando, ou quase isso.
Enquanto o X tinha seu peso por conter empresas, jornalistas e celebridades que atualizavam informações em tempo real, agora as duas redes sociais disputam a atenção do público. O Threads tem cerca 175 milhões de usuários mensais ativos, entre eles muitos famosos. Já o Blue Sky, que tem layout muito semelhante ao X e conta com 6 milhões de usuários, se tornou agora o aplicativo de rede social mais baixado desde que o X.