FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Estudo mostra como funciona vício em redes sociais
    Estudo mostra como funciona vício em redes sociais
    POR Redação

    Vício em Redes Sociais é comparado a necessidades como comida e sexo ©Reprodução

    Se as pessoas tivessem que escolher entre comida, sexo e o Facebook, dificilmente alguém escolheria a terceira opção conscientemente. No entanto, não é bem assim que o nosso corpo se comporta. Um estudo da Universidade de Harvard (para não ter como duvidar da veracidade) mostrou que o nosso cérebro produz quantidades parecidas de dopamina (que pode ser grosseiramente resumida como a substância responsável pelo prazer) quando fazemos sexo, comemos ou temos uma postagem comentada, curtida e compartilhada em uma rede social, mais precisamente o Facebook, apesar de o texto científico não citar nomes.

    O estudo mostra que os seres humanos dedicam de 30% a 40% das suas tentativas de comunicação somente para informar os outros sobre suas experiências pessoais subjetivas — como quando alguém tuita que está comendo sushi às 3h da manhã ou sobre como a chuva de ontem o lembrou daquela viagem feita durante o colegial. Para explicar cientificamente (ok, nem tanto), o fato de uma pessoa se “expor” em um post faz com que haja um aumento na produção de dopamina, que é um reflexo da ansiedade ou espera por uma recompensa; algumas dúzias de likes e comentários, por exemplo. O comportamento fisiológico é similar ao da espera por recompensas mais primitivas, como o sexo e a comida. Além do prazer, a dopamina é também a substância associada à dependência, seja ela de drogas, sexo, comida, cigarro, bebidas, jogos de azar e, agora também, das redes sociais.

    Não deixe de ver
    Anúncios e e-commerce serão os novos recursos do WhatsApp
    Conheça o Foraeva, vestido obra prima construído com 25 mil cristais
    Snapchat lança plataforma de realidade aumentada com Jeff Koons
    Após relógio inteligente, Apple deve lançar anel hi-tech
    Marcas brasileiras lideram ranking mundial de engajamento no Facebook
    Prepare-se! Festival de arte digital FILE começa com programação extensa
    Baixe já! Aplicativo to.be Camera permite criar GIFs surreais no iPhone
    Modelos e seus celulares inseparáveis: veja os apps que eles baixaram e aprovaram
    Google fecha parceria com Luxottica e dá novo passo para tornar Glass mais acessível
    #airmaxday! Nike celebra 27 anos do tênis icônico; veja galeria com todos os modelos
    FFW