Sede da Zynga em São Francisco ©Reprodução
A partir da criação de uma realidade virtual repleta de entretenimento e funcionalidades, a Zynga tornou-se uma das empresas mais bem sucedidas dos últimos anos. Fundada em 2007 em São Francisco, Estados Unidos, a companhia já conta com mais de 290 milhões de usuários e um valor de mercado de US$ 7 bilhões (cerca de R$ 14 bilhões). Apesar de não possuir um nome tão familiar quanto à plataforma a que está aliada – o Facebook – os jogos desenvolvidos pela Zynga, em especial o “FarmVille” e o “CityVille”, atraem diariamente um número incontável de novas inscrições e potencializam o tempo de permanência na rede social. No início deste mês, o “Financial Times” publicou uma matéria – traduzida na íntegra pela “Folha de S.Paulo” (em 17.05) – em que explorava a sede da empresa; no artigo, bem como nas muitas fotos disponíveis, é possível ver como se organiza a Zynga.
Túnel localizado na entrada da sede da Zynga ©Reprodução
De acordo com Chris Nutall, do “Financial Times”, entrar na sede da Zynga é como ser transportado para um de seus jogos: a recepção da empresa, uma cabana de troncos inspirada nas edificações de “FrontierVille”, é seguida por um túnel iluminado, que dá acesso ao saguão principal, onde, por sua vez, é possível observar todos os pisos superiores do prédio – um extraordinário percurso que se assemelha aos níveis de pontuação habituais dos games. Mark Pincus, fundador e CEO (com 37% das ações) da Zynga, fundou a companhia em 2007 após trabalhar mais de 10 anos no setor de tecnologia. Assim como Mark Zuckerberg, o estilo despojado de Pincus se estende à dinâmica de trabalho da empresa e a seus funcionários.
A matéria-prima da Zynga é a criatividade, e qual melhor maneira de estimulá-la se não através de uma estrutura de trabalho interativa e prazerosa, possibilitando aos 2.916 funcionários mais que bons salários e benefícios previdenciários? No edifício de 62 mil m² ocupado pela sede da empresa, há espaços reservados para a prática de esportes (uma quadra de basquete, outra coberta com grama artificial, academias de ioga e de ginástica), cinema, bar para happy hours, restaurante onde é servido café da manhã, almoço e jantar gratuitos e até uma área de lazer para os cerca de 200 cachorros pertencentes aos funcionários, todos devidamente cadastrados e com crachás personalizados. O nome da companhia, aliás, surgiu como forma de homenagear a buldogue Zinga, que pertenceu a Pincus.
Restaurante na sede da Zynga ©Reprodução
“Gosto de dizer que estamos tentando construir uma casa na qual desejamos viver”, justificou Pincus ao “Financial Times”. O caos organizado que impera na Zynga parecer ser a resposta para o sucesso de seus jogos; a fusão de trabalho e diversão, aliada à possibilidade dos funcionários desempenharem diferentes funções a cada novo projeto, levou a empresa de Pincus a converter-se em líder no segmento e, em dezembro de 2011, abrir capital (IPO) na bolsa de valores, conquistando a já citada avaliação US$ 7 bilhões (R$ 14 bilhões). Já no dia 1° de março deste ano, a Zynga anunciou sua emancipação do Facebook e a criação de seu próprio site, onde é possível entreter-se com quaisquer dos jogos que integram o portfólio da empresa – isso não quer dizer, no entanto, que a rede social e a Zynga se desvencilharam por completo. “FarmVille”, “CityVille”, “Hidden Chronicles”, CastleVille” e tantos outros ainda podem ser encontrados no Facebook; a parceria, aliás, rendeu em 2011 cerca de US$ 445 milhões (cerca de R$ 905 milhões) e vai, no mínimo, até 2015.
O estilo despojado dos funcionários da Zynga, que são incentivados a decorar seu ambiente de trabalho ©Reprodução
Os planos de Pincus são ambiciosos, mas não apenas comercialmente: “Estou pensando em criar um parque coberto – quero que a sensação seja a de estar no Central Park [em Nova York], com bancos, uma pista para que os cachorros possam correr, áreas tranquilas. Creio que podemos criar um espaço ao mesmo tempo espetacular e íntimo”, contou o americano ao “Financial Times”. A dinâmica de trabalho da Zynga é realmente peculiar, ainda mais quando se descobre que Pincus leva duas vezes por semana suas filhas, as gêmeas Carmen e Georgia, à sede da empresa, onde elas “participam” de reuniões desde o primeiro mês de vida. Excentricidades à parte, a Zynga é uma companhia que transpõe a proposta de seus jogos para a realidade e personifica o tipo de empresa que todos gostariam de integrar.
O símbolo da Zynga não poderia ser outro: a buldogue Zinga inspirou o nome e o logo da empresa ©Reprodução
+ Confira abaixo mais imagens da sede da Zynga: