FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Greenpeace lista marcas que vendem produtos infantis com tóxicos; Burberry responde
    Greenpeace lista marcas que vendem produtos infantis com tóxicos; Burberry responde
    POR Augusto Mariotti

    Romeo Beckham com a camisa roxa da Burberry que, segundo o Greenpeace, teria resíduos tóxicos ©Reprodução

    A Burberry divulgou nota em resposta ao estudo do Greenpeace que coloca a grife na lista de marcas que produzem roupas infantis com resíduos tóxicos. O Greenpeace testou 82 itens de vestuário de 12 marcas, incluindo Gap, American Apparel, Adidas, H&M, Burberry e Disney para verificar os níveis de químicos tóxicos. Entre as peças testadas está a camisa usada por Romeo Beckham na campanha Primavera/Verão 2013 da Burberry. Segundo a Burberry, todos os seus produtos são seguros e seguem por completo as normas internacionais de segurança e meio ambiente. No comunicado, emitido na sexta-feira (24.01), a empresa afirma que tem um programa dedicado a reduzir o impacto ambiental da cadeia de fornecedores, trabalhando em colaboração com eles e com ONGs. “O Greenpeace conhece o nosso trabalho, que inclui o compromisso de eliminar da nossa cadeia de fornecedores o despejo de químicos que tenham impacto ambiental.”

    O estudo encomendado pelo Greenpeace da Ásia Oriental, divulgado no dia 14 de janeiro, revelou a presença de “produtos químicos perigosos” que podem causar alterações hormonais. Os resíduos foram detectados em produtos vendidos em lojas populares a marcas de luxo. As peças foram compradas entre maio e junho de 2013 em 25 países de diferentes partes do mundo todo, em lojas próprias ou revendedores autorizados. Elas foram fabricadas em pelo menos 12 regiões diferentes, e um terço foi feito na China.

    Os testes apontaram que o etoxilato de nonilfenol (NPE), que se quebra resultando nos nonilfenóis, produtos tóxicos, estava presente em 61% das amostras, e mais de 94% de produtos com impressões de plastisol continha ftalatos, utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável, mas que é considerado cancerígeno. Todas as marcas testadas tinham produtos com químicos considerados tóxicos: um maiô Adidas continha ácido perfluorooctanóico (PFOA, que pode alterar as taxas hormonais em crianças e que alguns estudos apontam como cancerígeno) em um nível mais elevado do que o limite indicado na própria lista de substâncias restritas da empresa, e altos níveis de NPE foram encontrados em produtos fabricados pela Burberry, Adidas e Disney, conforme o Greenpeace.

    A Adidas afirmou que analisou o estudo e que “os resultados e as concentrações listadas estão dentro dos requisitos legais e, portanto, não causam quaisquer riscos à saúde”. “De acordo com o relatório, a concentração de PFOAs (ácido perfluorooctanóico) em traje de banho para crianças excede a nossa própria orientação. Queremos ressaltar que o uso das roupas não causa riscos à saúde. O produto testado está em plena conformidade com todas as exigências legais internacionais aplicáveis, no entanto, vamos reavaliar os resultados publicados pelo Greenpeace”, informou a Adidas em nota.

    Estudos como esses são importantes para manter o nível de qualidade alto em todos os setores da indústria.

    Não deixe de ver
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    Billie Eilish é a escolhida para a campanha da bolsa sem couro animal da Gucci
    Rider e Pedro Andrade se inspiram em novas espécies de sapos amazonenses
    Governo da França pagará por consertos de roupas e calçados da população