FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Vencedora do Movimento HotSpot fala de seu projeto, que une design e sustentabilidade
    Vencedora do Movimento HotSpot fala de seu projeto, que une design e sustentabilidade
    POR Redação

    As embalagens “Bodiá”, idealizadas por Manuela Yamada ©Reprodução

    Manuela Marçal Yamada, 24 anos, formada em Desenho Industrial pela PUC-RJ, foi a grande vencedora da categoria “Ideia” do Movimento HotSpot. A premiação aconteceu nesta quarta-feira (31.07) no Memorial da América Latina, em São Paulo. Ela, que é natural do Rio de Janeiro, idealizou embalagens biodegradáveis confeccionadas em fibra de coco e polvilho, a que deu o nome de “Botiá”.

    Em conversa com o FFW, Manuela revelou que as embalagens “Botiá”, que, por sinal, são de baixo custo e facilmente moldáveis, surgiram de um projeto solicitado pela faculdade, empreendido por ela e pela colega Natália Bruno há quase três anos. “Recebemos um tema para trabalhar: feiras livres e itinerantes de alimentos, as chamadas feiras de rua. Uma das coisas que mais chamou nossa atenção foi a quantidade de resíduos sólidos que sobravam, sobretudo coco”, contou.

    Manuela Yamada ©Reprodução

    Muito interessada por pesquisa, em especial voltada ao desenvolvimento de produtos, Manuela disse que logo descobriu que algumas pessoas já utilizavam fibra de coco com resina de base vegetal, conhecida como resina de mamona, mas que tal material era caro. “Resolvemos investigar como poderíamos fazer um compósito usando componentes biológicos; aí chegamos ao amido. Foi acontecendo de maneira empírica, fizemos muitos testes. Quando vimos que deu certo, investimos nesse caminho”. Sozinha, ela decidiu usar o projeto como base de sua monografia: “Ainda faltavam muitas questões para serem aprofundadas”.

    Manuela comentou que se inscreveu no Movimento HotSpot há quase um ano e meio e seu projeto evoluiu ao longo do concurso, organizado pela Luminosidade. O prêmio, segundo ela, vai ser utilizado na compra de maquinário para aumentar e, consequentemente, baratear a produção das embalagens “Botiá”, que emulam ninhos, protegem os alimentos moldando-se a eles. Se (ou quando) descartadas, inclusive, podem ser enterradas ou até servir como decoração.

    As embalagens “Bodiá”, idealizadas por Manuela Yamada ©Reprodução

    Atualmente trabalhando no escritório de design Matéria Brasil, localizado no centro do Rio de Janeiro e bastante ligado a projetos de cunho sustentável, Manuela pretende “desenvolver ao máximo possível” as embalagens que idealizou e, quem sabe, lançá-las em parceria com alguma marca de grande porte que tenha as “mesmas premissas”. Quanto ao momento em que foi anunciada vencedora, ela disse simplesmente: “A ficha ainda não caiu”.

    + Veja a lista completa de vencedores da 1ª edição do Movimento HotSpot

    Não deixe de ver
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    Billie Eilish é a escolhida para a campanha da bolsa sem couro animal da Gucci
    Rider e Pedro Andrade se inspiram em novas espécies de sapos amazonenses
    Governo da França pagará por consertos de roupas e calçados da população