FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Projeto experimental desenvolve roupas que purificam o ar
    Projeto experimental desenvolve roupas que purificam o ar
    POR Redação

    abre-catalytic-clothingO vestido “Lung”, uma das peças-conceito do projeto Catalytic Clothing ©Reprodução

    Estar em paz não só com o guarda-roupa mas também com o meio ambiente é a proposta central do Catalytic Clothing, projeto desenvolvido por uma dupla que a princípio pode parecer improvável: a designer Helen Storey e o químico Tony Ryan, dois professores universitários que decidiram unir moda e ciência com o apoio da Universidade de Sheffield e da Universidade de Artes de Londres / London College of Fashion.

    A ideia, basicamente, é que nossas próprias roupas funcionem como purificadores do ar. De acordo com a proposta do Catalytic Clothing, isso seria possível quando os tecidos são impregnados com fotocatalisadores (catalisadores são substâncias que aceleram reações químicas sem serem consumidas durante o processo). Quando a luz do sol atinge o tecido com os fotocatalisadores, eles reagem com a água presente no ar gerando radicais livres, que por sua vez, quebram os poluentes do ar em substâncias químicas inofensivas à saúde. A quem possa interessar: não, essa tecnologia não atrai os poluentes para a pessoa que usa os fotocatalisadores.

    O Catalytic Clothing sugere que os fotocatalisadores possam ser incorporados à superfície dos tecidos quando eles estiverem sendo lavados; eles seriam como um aditivo ao amaciante, por exemplo. Essa tecnologia já é utilizada em outros materiais, como cimento e vidro, mas é a primeira vez que surge a proposta de incorporá-la a roupas. O projeto estima que, para haver uma significativa redução dos poluentes do ar em uma cidade grande como Londres, seria necessário que 30 pessoas “vestindo” os catalisadores circulassem por minuto a cada metro quadrado. Parece promissor, não?

    O Catalytic Clothing tem tentado conscientizar o público por meio de uma série de ações, como a exposição de peças-conceito e vídeos que explicam a ideia e a importância do projeto – como esse que você vê abaixo, estrelado pela top Erin O’Connor:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    Billie Eilish é a escolhida para a campanha da bolsa sem couro animal da Gucci
    Rider e Pedro Andrade se inspiram em novas espécies de sapos amazonenses