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    Três iniciativas visam acelerar a mudança nas práticas sustentáveis na moda no Brasil
    Três iniciativas visam acelerar a mudança nas práticas sustentáveis na moda no Brasil
    POR Redação

    1. INICIATIVA

    Índice de Transparência de Moda

    Em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, o Fashion Revolution Brasil lança o primeiro Índice de Transparência de Moda no país. O ITM (ou Fashion Transparency Index no original) foi criado um tempo após o colapso do Rana Plaza com o objetivo de analisar varejistas e classifica-las em cinco áreas: política e compromissos, governança, rastreabilidade, “know, show e fix” e tópicos emergentes. Entre os objetivos, está entender o quão transparentes as empresas são com o consumidor quando o assunto é material e mão de obra e, claro, estimular e acelerar uma mudança nas práticas e a transparência é o primeiro passo para construir uma indústria mais segura, justa e limpa.

    Nesta primeira edição, 20 marcas foram escolhidas, levando em conta faturamento e representatividade em seu segmento: Animale, Brooksfield, C&A, Cia. Marítima, Ellus, Farm, Havaianas, Hering, John John, Le Lis Blanc, Marisa, Malwee, Melissa, Moleca, Olimpikus, Osklen, Pernambucanas, Renner, Riachuelo e Zara.

    O lançamento no Brasil acontece dia 11 de outubro com a presença de Carry Somers, cofundadora do Fashion Revolution Global.

    2. ACELERAÇÃO DE STARTUPS

    Renner Innovation Day

    A Renner firmou uma parceria com aWOW Aceleradora para se conectar com startups com potencial de atingir seus objetivos na área de sustentabilidade. Até 10 startups serão selecionadas para apresentarem seu pitch no Renner Innovation Day. Uma banca definida pela Renner irá selecionar até três startups para realizarem um piloto com a empresa e/ou com sua cadeia de fornecedores.

    Para os interessados, entre os objetivos da Renner em sustentabilidade estão: inovação no desenvolvimento de matérias-primas e processos menos impactantes; entregar linhas de produtos e serviços mais sustentáveis, com qualidade, e comunicar o valor ao cliente; identificar, mensurar e reduzir: água, energia, químicos, resíduos, emissões de gases de efeito estufa; e engajar colaboradores, comunidades e clientes.

    Dá para se inscrever por aqui até dia 13 de outubro. Boa sorte!

    3. SEMINÁRIO

    1º Fórum da Indústria da Moda Senai

    Com o tema Potencializando a confecção por meio de Produtos, Processos e Pessoas, o Senai irá reunir empresários e profissionais do setor de confecção para compartilhar conhecimento, inovação e soluções para a indústria brasileira. Quem quiser também pode aproveitar a oportunidade para fazer um tour pelas instalações da Confecção 4.0 e do Instituto de Tecnologia.

    O evento acontece no Senai-Cetiqt no Rio de Janeiro e as inscrições vão até dia 3 de outubro.

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