FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Guia FFW – Rio de Janeiro: Um giro pelos hotspots cariocas para os Jogos Olímpicos
    Vista do Rio de Janeiro ©Reprodução
    Guia FFW – Rio de Janeiro: Um giro pelos hotspots cariocas para os Jogos Olímpicos
    POR Redação

    Com Patrick Vidal, em colaboração para o FFW

    Entre críticas e polêmicas, o Rio de Janeiro faz os últimos ajustes para os Jogos Olímpicos. A abertura oficial acontece nesta sexta (05.08), mas os jogos já começaram nesta quarta, dando início à programação esportiva na cidade. Para além das reformas feitas especialmente para receber o evento,  as cenas noturna, cultural e gastronômica do Rio também foram revigoradas nos últimos anos, recebendo novidades para todos os gostos e bolsos.

    Para você ficar por dentro do que há de mais legal acontecendo no Rio de Janeiro, preparamos um guia com indicações de onde comer, beber e passear durante e/ou depois dos jogos, entre sugestões tradicionais e imperdíveis e novidades fora do circuito mainstream. Guarde o link nos seus favoritos e boa maratona!

    ONDE FICAR 

    Hotel Yoo2 Rio de Janeiro

    Primeira empreitada hoteleira do Yoo, badalado escritório de arquitetura de Philippe Starck com o empresário londrino John Hitchcox, o novíssimo hotel (foi inaugurado há menos de duas semanas) fica na praia de Botafogo — atual bairro boêmio da cidade — e traz conceito de luxo alternativo e sem exageros. A linda vista para o Pão de Açúcar e o Corcovado é disputada entre os 143 apartamentos do hotel. O restaurante Cariocally, comandado pelo chef gaúcho Marcelo Schambeck, recebe hóspedes e turistas no que promete virar um dos mais concorridos rooftops da cidade.

    Endereço: Praia de Botafogo, 242 – Botafogo
    Telefone: (21) 3445-2000

    O rooftop do hotel Yoo2 ©Divulgação

    O rooftop do hotel Yoo2 ©Divulgação

    Hostels do Airbnb

    Ainda dá tempo de encontrar opções boas e mais acessíveis de hostels na cidade através de mecanismos de busca como o Tripadvisor e o Airbnb. A dica é procurar as pousadas, casas e apartamentos em regiões nem tão concorridas, e que muitas vezes abrigam festas que atraem moradores e turistas. É o caso do Hostel Alto Vidigal, que toda semana conta com programação diversa de eventos e terá festas especiais para a Olimpíada, ou do Rio Forest Hostel, que figura na lista dos melhores da cidade. Localizado entre a Lapa e Santa Teresa, o lugar é rodeado por natureza.

    A piscina do Rio Forest Hostel ©Reprodução

    A piscina do Rio Forest Hostel ©Reprodução

    ONDE COMER E BEBER

    Comuna

    Point alternativo de Botafogo, a Comuna é uma mistura de bar, restaurante, música ao vivo e galeria de arte. A casa serve um dos hambúrgueres mais famosos da cidade e fica lotada de quinta a domingo, quando os principais eventos acontecem. A programação está disponível na página da Comuna no Facebook.

    Endereço: R. Sorocaba, 585 – Botafogo
    Telefone: (21) 3579-6175

    A Comuna, em Botafogo, com lugares sempre disputados ©Reprodução

    A Comuna, em Botafogo, com lugares sempre disputados ©Reprodução

    Aprazível

    Uma das referências gastronômicas de Santa Teresa, o restaurante Aprazível também vira um ótimo bar nas noites de fim de semana. O ambiente, com vista para a cidade, ganhou os holofotes cariocas em meados de 2014, quando foi inaugurado um mirante com capacidade para 40 pessoas, parte de uma grande reforma.

    Endereço: R. Aprazível, 62 – Santa Teresa
    Telefone: (21) 2508-9174

    Ambiente aberto do restaurante-sensação Aprazível ©Reprodução

    Ambiente aberto do restaurante-sensação Aprazível ©Reprodução

    Flashback

    No quarteirão da praia e no coração de Ipanema, o restaurante Flashback abriu há pouco mais de um ano e já virou ponto de encontro de quem gosta de música e esporte. Dividido em dois andares, o restaurante tem um acervo musical no segundo andar. Durante os jogos, serão transmitidas as competições em seis telões espalhados pelo salão principal e pelo lounge musical, que à noite volta à programação normal.

    Endereço: R. Paul Redfern, 33 – Ipanema
    Telefone: (21) 2274-7657

    O salão principal do restaurante Flashback, que também tem lounge musical ©Divulgação

    O salão principal do restaurante Flashback, que também tem lounge musical ©Divulgação

    Cozinha Mironga

    Empreendimento de Luiz Cláudio Varejão, o Mironga foca numa alimentação saudável e saborosa, com espaço aconchegante situado entre o caos diário da avenida Rio Branco e a renovada região portuária. O restaurante, decorado pela artista plástica Adriana Varejão, irmã de Luiz Cláudio, já é sucesso no circuito de novidades da região central da cidade. “Via meu irmão muito pouco, por causa da correria: ele mora na Barra, eu em Ipanema. Agora, todo domingo vou almoçar no Mironga, depois de visitar o CCBB ou o MAR”, diz a artista, assídua frequentadora.

    Endereço: Av. Rio Branco, 19 – Centro
    Telefone: (21) 2518-7727

    O ambiente intimista e coletivo do Mironga, de Luiz Cláudio Varejão ©Reprodução

    O ambiente intimista e coletivo do Mironga, de Luiz Cláudio Varejão ©Reprodução

    O QUE FAZER

    Instituto Moreira Salles

    Encubador cultural brasileiro, o instituto que homenageia Walther Moreira Salles, famoso banqueiro, diplomata e filântropo falecido em 2001, carrega a importância de uma programação de curadoria própria, focada nas artes plásticas, fotografia, literatura e cinema. Localizada em casarão na gávea, a programação será extensa durante as Olimpíadas, com direito a exposição de fotografias históricas do Rio de Janeiro e homenagem ao jornalista e escritor Millôr Fernandes.

    Endereço:  R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
    Telefone: (21) 3284-7400

    Piscina do instituto Moreira Salles, que fica em casarão na Gávea ©Reprodução

    Piscina do instituto Moreira Salles, que fica em casarão na Gávea ©Reprodução

    Galeria Pé de Boi

    Reduto da cultura popular brasileira localizado em Laranjeiras, a galeria Pé de Boi se especializou no artesanato nacional e nas várias vertentes de nossa cultura, com referências vindas principalmente do nordeste. Criada em 1985, a galeria é encubadora de talentos e prefere, ainda, os que não têm formação acadêmica. Sua missão é aperfeiçoar e contribuir para o talento dos artesãos, que assinam as peças à venda na casa. Na galeria, pode-se encontrar, além das peças à venda, eventos e exibições. Confira a programação da galeria no site oficial.

    Endereço: R. Ipiranga, 55 – Laranjeiras
    Telefone: (21) 2285-4395

    Peças em exposição na Galeria Pé de Boi, em Laranjeiras ©Reprodução

    Peças em exposição na Galeria Pé de Boi, em Laranjeiras ©Reprodução

    Cine Santa Teresa

    Meca dos apaixonados por cinema na cidade, o Cine Santa Teresa preserva o clima dos antigos cineclubes, com sala pequena e aconchegante e uma programação eclética, que mescla de sucessos de grandes diretores com produções alternativas. Durante as Olimpíadas, o espaço exibe “Julieta”, de Almodóvar, “A Odisseia de Alice” e o infantil “Procurando Dory”. O local também tem um charmoso café, que serve excelentes doces portugueses. Os moradores do bairro pagam meia entrada, uma delicadeza. Confira programação completa no site do Cine Santa.

    Endereço:  Rua Paschoal Carlos Magno, 136 – Santa Teresa
    Telefone: (21) 2222-0203

    A fachada do Cine Santa Teresa, que fica em prédio histórico ©Reprodução

    A fachada do Cine Santa Teresa, que fica em prédio histórico ©Reprodução

    Caraoquê na Feira de São Cristóvão

    O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecido como feira de São Cristóvão, já é um programa diferente e imperdível em si. O maior centro de cultura nordestina do Rio reúne 700 barracas com 35 tipos de comida diferentes e shows espalhados pelos corredores que formam labirintos cheios de atrações kitch, inusitadas e/ou com riquezas regionais. Basta se perder em uma das “ruas” da feira para se trombar com um palco com um belo show de forró numa esquina ou tropeçar com shows de bandas convidadas. No fim de semana, a feira abre às dez da manhã de sexta e só fecha às nove da noite do domingo (mas muitos dão uma pausa por volta das cinco da manhã)! Sucesso recente da feira, os disputados caraoquês surgem em cada vez mais bares, e uma caminhada é suficiente para escolher onde cantar até (quase) o sol raiar.

    Quando: Sexta, às 10h, até domingo, às 21h, aberto ininterruptamente, e terça a quinta, das 10h às 18h
    Onde: Campo de São Cristóvão, s/n
    Telefone: (21) 2580-6946
    Quanto: R$ 5, sexta a domingo e gratuito de terça a quinta (fecha segunda).

    A famosa entrada da feira de São Cristóvão ©Reprodução

    A famosa entrada da feira de São Cristóvão ©Reprodução

    FESTAS

    Rebu 
    Do mesmo time que produzia as festas da Casa Daros (fechada no ano passado), a Rebu é uma das boas novidades surgidas este ano nas noites (e dias) dançantes do Rio. Nesta sexta (05.08), a festa acontecerá de graça no Flamengo, das 16h até às 11h do dia seguinte, ao som de  disco music com toque brasileiro pelas mãos da dupla Fatnotronic e do prata da casa Jonas Rocha e da dupla Balako, de Rodrigo Peirão e Diogo Strausz. Muita preparação física para a prova de passinhos na pista a longuíssima distância (14 horas de música)!

    Quando: 05.08 – das 16h às 11h do sábado (06.08)
    Onde: Parque do Flamengo, Avenida Infante Dom Henrique, 10
    Quanto: de graça

    Flyer da festa Rebu, que acontece nesta sexta (05.08) ©Reprodução

    Flyer da festa Rebu, que acontece nesta sexta (05.08) ©Reprodução


    Selvagem
    Continuando sua recente residência no novo espaço da Comuna, na rua Frei Caneca, a Selvagem (Augusto Olivani e Millos Kaiser) recebe uma de suas maiores influências musicais, o Optimo, em festa no próximo dia 12.08. A dupla escocesa é um dos nomes mais importantes da cena eletrônica europeia dos anos 2000 e desembarca no Brasil representada por um de seus integrantes, JD Twitch.

    Quando: 12.08, a partir da meia-noite
    Onde: Rua Frei Caneca, 57, Centro
    Quanto: R$ 40 antecipado, R$ 60 na hora

    Augusto Olivani (aka Trepanado) e Millos Kaiser, dupla de DJs e produtores musicais da Selvagem ©Cortesia

    Augusto Olivani (aka Trepanado) e Millos Kaiser, dupla de DJs e produtores musicais da Selvagem ©Cortesia

    Moo
    Um dos núcleos mais conhecidos da noite eletrônica do Rio, a Moo retorna, depois do Carnaval, com mais uma edição gratuita na Praça da Harmonia, na Gamboa. Diogo Reis e Badenov, DJs residentes da festa, tocam a partir das 22h.

    Quando: 19.08, a partir das 22h
    Onde: Praça da Harmonia, Gamboa
    Quanto: de graça

    Flyer da Moo, que acontece no próximo dia 19.08  ©Reprodução

    Flyer da Moo, que acontece no próximo dia 19.08 ©Reprodução

    Fosfobox

    Tradicional reduto da cena underground carioca, a Fosfobox hoje atrai público por suas festas ecléticas, com diversidade de gêneros e estilos. É no subsolo que fica a pista e onde acontecem as várias festas promovidas durante a Olimpíada, como a “Dobradinha”, nas noites de terça-feira.

    Endereço: Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana
    Telefone: (21) 2548-7498

    O subsolo da Fosfobox ©Divulgação

    O subsolo da Fosfobox ©Divulgação

    Teatro Odisseia

    Localizado no coração da Lapa, o local virou símbolo de cultura e boemia cariocas. A casa, muito frequentada por cariocas e turistas, é palco festas que formam filas nas ruas do bairro. Além da vida noturna, o local também promove festas culturais, com ações que vão de brechós a rodas de rap. O Teatro Odisseia tem três andares com duas pistas diferentes e fica em um prédio histórico da Lapa. Durante a Olimpíada, eventos como o “Baile do Odisseia” (14.08), que será gratuito, promete misturar cariocas e turistas com o melhor das vertentes do hip-hop. Às sextas e sábados, concorridas festas como “A festa dos signos” e “Quebrando a Cena” agitam o local. A programação completa já está disponível na página do Grupo Matriz, responsável pela casa.

    Endereço: Av. Mem de Sá, 66 – Lapa
    Telefone: (21)2226-9691

    Registro da famosa festa Tekiller, que acontece no Teatro Odisseia ©I Hate Flash

    Registro da famosa festa Tekiller, que acontece no Teatro Odisseia ©I Hate Flash

    COMPRAS

    Os/On

    Loja focada na curadoria de novos estilistas da cena carioca, a Os/On surgiu como multimarcas online e logo ganhou espaço dentro da Casa Soma no Jardim Botânico. A loja serve como uma primeira oportunidade para jovens designers terem contato com o varejo e seleciona peças minimalistas e divertidas para suas araras. Em pouco tempo, ganhou espaço como um dos redutos cool da moda da cidade, oferecendo roupas e objetos que fogem do óbvio e ficam fora do mainstream das grandes marcas. Destaque para grifes como Haight Clothing, Wymann e Verkko.

    Endereço: Casa Soma – R. Lopes Quintas, 147 – Sala 3 – Jardim Botânico
    Telefone: (21) 99607-5075

    ©Reprodução

    ©Reprodução

    Frey Kalioubi

    Multimarcas cool localizada no centro da cidade, local ainda inusitado para lojas de roupa, a Frey é resultado do gosto por moda de um alemão com raízes egípcias que chegou à cidade e trouxe junto sua paixão pela moda. Assim como a Os/On, a multimarcas serve de celeiro para novas grifes que ainda não têm muito contato com o varejo, com uma pegada mais conceitual. Por lá, peças que resultam de uma moda limpa, minimalista e sem afetação, além de festas e lançamentos abertos ao público que agitam a cena cultural do entorno da histórica Praça Tiradentes, onde ocupa o segundo andar de prédio histórico. Vale a visita!
    + Com sotaque internacional, Frey Kalioubi vira celeiro da nova moda no Rio
    + Nova safra de marcas cariocas apresenta lançamentos na Frey Kalioubi

    Endereço: Praça Tiradentes, 73 – Centro
    Telefone: (21) 2232-8564

    O interior da loja, que fica no sobrado de um prédio dos anos 20 ©Divulgação

    O interior da loja, que fica no sobrado de um prédio dos anos 20 ©Divulgação

    Rua Lopes Quintas

    A Lopes Quintas, charmosa rua no Jardim Botânico onde nasceu Vinicius de Moraes, rende bom passeio cultural e de compras. Por lá, programas charmosos e mais tranquilos que em outros lugares da cidade, como o Gabinete Duilio Sartori, loja de design que oferece peças que vão da papelaria a objetos de decoração, arte e moda (destaque para os acessórios de cabeça de Davi Ramos feitos com exclusividade para a loja). Mais à frente, a excelente multimarcas carioca Dona Coisa tem mix bem acertado de marcas que vão da supercool e já veterana no mercado Sonia Pinto à jovem e não menos fresh Modem.

    Charmosos estabelecimentos, de lojas a galerias de arte, compõem o mix de programas bacanas da rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico ©Reprodução

    Charmosos estabelecimentos, de lojas a galerias de arte, compõem o mix de programas bacanas da rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico ©Reprodução

    Muggia

    A Muggia já existe há mais de 10 anos, mas é um daqueles trunfos que os cariocas têm o prazer de manter sem alarde, escondido num ateliê numa casa de vila no bairro de Botafogo. Para saber quando a loja funcionará, só checando no instagram (@muggiaatelier) ou ligando para marcar um horário. A grife também não tem site e é vendida em mais duas multimarcas com seleção bem apurada: a carioca Frey Kalioubi e a paulistana Choix. À frente da grife estão Juliana Suassuna, braço direito de Oskar Metsavaht na Osklen, e a irmã gêmea dela, Ana Suassuna. Além das peças próprias, a Muggia também faz colaborações especiais para grifes maiores, como as pulseiras e relógios do Verão 2016 da Ellus 2nd Floor. Vale a visita à charmosa lojinha, com atendimento superespecial da própria mãe das estilistas!

    Low profile, Muggia provoca desejo de moda sem afetação

    Endereço: Rua Real Grandeza, 182 – Casa 8, Botafogo
    Telefone: (21) 3511-5471

    Araras da Muggia, que tem ateliê em Botafogo ©Reprodução

    Araras da Muggia, que tem ateliê em Botafogo ©Reprodução

     

    Não deixe de ver
    Salvador ferve! 4 criativos locais dividem suas dicas da capital baiana
    Rimowa apresenta sua mais nova cor
    Rimowa lança bolsas feitas de nylon regenerado
    Rimowa lança nova linha de malas de mão em couro
    Guia FFW – Rio de Janeiro: Um giro pelos hotspots cariocas para os Jogos Olímpicos