Quando os dad sneakers apareceram como tendência, acompanhado da frase quanto mais feio melhor, ninguém esperava que viraria a febre que está virando, capitaneado pelo modelo Triple S, da Balenciaga.
+ Entenda a febre do triple X e do dad sneaker
A transformação desse tipo de tênis em calçado do momento e o enorme crescimento da indústria dos sneakers refletem uma mudança de comportamento que está influenciando fortemente o mercado da vestimenta tradicional e o sapatos de saltos. Segundo a plataforma thredUp, a maior loja online de peças de segunda mão, houve um aumento de 38% no comportamento que eles chamam de heel purges – o ato de você se livrar de tudo o que é pontudo e tem salto no seu guarda-roupa. Uma pesquisa do Business Insider mostra que os sneakers aumentaram em 46% sua popularidade.
Se os sneakers sempre foram símbolo de status nas comunidades de streetwear, hoje não existe mais essa barreira e vemos a “glamourização” do sneaker. O mercado de luxo acatou e marcas como Louis Vuitton, Dior, Stella McCartney e Versace já têm um dad sneaker pra chamar de seu. E a preços altíssimos. Gildo Zegna, CEO da marca Ermenegildo Zegna, atribui os preços altos desses sneakers ao aumento do valor emocional. “Se há um produto que hoje é alimentado por impulso e cria emoção entre os consumidores, é o sneaker. Você vê pessoas gastando até US$ 700 em um par”.
Abaixo, veja a interpretação de várias marcas para o tênis do momento, com preço e link para compra.
Versace Chain Reaction / Farfetch
R$ 7.940
Valentino High Top / Ssense
€ 504
Nike M2K Techno Future / Cartel 011
R$ 399,90
Fiever Bold Soft Colors
R$ 398
Stella McCartney White Eclipse / Ssense
€ 495
Schutz Chunky Sneakers
R$ 490
Dior Homme B22
Preço sob consulta
+ disponível na loja do Brasil
Louis Vuitton Archlight
R$ 4.300
Puma Thunder Spectra
US$ 120