FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Dossiê FFW: as principais tendências que surgiram nas passarelas do SPFWN44
    Dossiê FFW: as principais tendências que surgiram nas passarelas do SPFWN44
    POR Redação

    Por Camila Yahn e Jorge Grimberg

    Print power

    O verão é sempre forte em estampas e nesta estação não foi diferente. A novidade é que não há um estilo que chamou mais atenção que os outros: diversos tipos de estampas apareceram, das gráficas às florais e tropicais e em tamanhos que vão do mini ao maxi, ocupando a peça inteira com um desenho só, como foi o caso da Osklen, na mini coleção que presta homenagem à Tarsila do Amaral.

    Preto & Branco

    Sai inverno, entra verão, o pb permanece nas passarelas, nas lojas e nas ruas. São as cores mais práticas e descomplicadas do nosso guarda-roupa, permitem diversas combinações e para qualquer ocasião.  Nesta temporada, o destaque fica por conta do pb em motivos gráficos, resultando em looks com pegada urbana e minimalista.

    Sports & Co.

    Muitas marcas têm incorporado o sportswear em suas coleções, é uma das principais tendências dos anos 2000. O que se vê nas passarelas é uma ótima oferta de jaquetas, shorts e camisetas, além de peças inspiradas nos ícones esportivos, como as jaquetas de futebol americano e shorts usados no boxe.

    Oversized is not over

    Ainda está relevante e não apenas nas marcas com estilo mais esportivo. O oversized surge também em looks combinados até para a noite. O foco ainda é o moletom, mas nesta temporada também apareceram ternos, trench coats e maxi jaquetas jeans.

    Mix de laranjas

    A cor da estação, em muitas de suas tonalidades: do laranja clarinho ao super forte, do mais aberto e amarelado ao mais fechado e ferrugem. Pode apostar que você vai ver muito laranja nas vitrines, de biquínis a vestidos de festa, misturados a outras cores e estampas. Uma espécie de novo neutro para o verão.

    Neo Cetim

    O cetim foi um dos tecidos mais interessantes da temporada. Ele emerge como uma tendência versátil pois embarcou em peças na moda praia – em versão com lycra -, e até em moda festa como superfície de vestidos e calças pantalona com cintura alta. Interessante notar o trabalho dos estilistas em repensar o material, que tem aspecto de roupa íntima, e foi usado até em parkas e calças masculinas.

    Brasil Tropical

    O Brasil foi o tema de inspiração em estampas que imprimiram arte, flora e fauna na passarela. Em um momento da retomada do otimismo da nação, o amor da nossa tropicalidade é expressado em cores fortes, bordados e mistura de elementos emblemáticos do país, em leituras até surrealistas.

    Listras Repensadas

    Listras expansivas, psicodélicas, curvas, tricolores. O trabalho com o listrado foi interessante e inovador na temporada, com diversos exercícios de tons e materiais em diferentes propostas para moda praia, festa e casual. 

    Tons Naturais

    Os tons naturais deram as caras em produções monocromáticas em diversas apresentações. A mistura de variações do off-white ao camelo muitas vezes foram resultado de tingimentos feitos com elementos naturais.

    Transparent

    As transparências estão por toda a parte. Em vestidos de festa, tops, calças e saias. Elas podem ter a inserção de bordados e até estampas localizadas. Na moda masculina, as peças transparentes conversam com o streetwear e com a alfaiataria. Influências de lingerie são importantes para os diferentes segmentos.

    Material Remix

    A inovação da temporada veio com uma construção elaborada de peças com diferentes materiais. Listras foram desenhadas com duas fibras e vestidos misturam elementos como rendas e jacquard, criando superfícies novas e originais para repensar as peças e estilos.

    Não deixe de ver
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    A Chanel ainda vale o preço que cobra?
    Cabelos: Truss e Ricardo dos Anjos apostam em mix de décadas na SPFW
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Notthesamo completa 10 anos com novidades
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57