29.06.2016 / por

Dossiê FFW: Sete tendências do menswear internacional para o Verão 2017

Versace, Lou Dalton, Christopher Shannon, Raf Simons, MSGM e Fendi na temporada de menswear internacional para o Verão 2017 ©Montagem
Versace, Lou Dalton, Christopher Shannon, Raf Simons, MSGM e Fendi na temporada de menswear internacional para o Verão 2017 ©Montagem

1. Tô bege!
Não é que tenha sido uma temporada discreta e homogênea, muito pelo contrário: houve ecletismo e propostas quase opostas, do decorativismo colorido da Gucci ao streetwear cru “pós-soviético” de Gosha Rubchinskiy, passando pela desconstrução classuda e assimétrica de Raf Simons para o Verão 2017. O respiro de calmaria visual ficou por conta dos looks monocromáticos, com destaque para as variações de bege, às vezes meio acinzentado, outras mais caramelado. Balenciaga, Versace, Balmain e Fendi foram algumas das marcas que apostaram nesse recurso ótimo para alongar a silhueta e dar leveza às construções mais complexas.

2. Sandálias
Elas são um clássico do verão e na temporada masculina apareceram em várias versões, do chinelo tipo Rider em versão luxuosa – peça dos anos 90 que teve revival já no ano passado – até modelos com várias tiras grossas, alguns afivelados no tornozelo (os mais bonitos). Há ainda o sapato “assandalhado”, aberto, feito pela Fendi, que vira uma boa opção para quem não gosta de colocar os dedinhos de fora mas não quer passar calor.

3. Abrigo esportivo
Depois dos pijamas, os conjuntos de abrigo esportivo. O duas peças usado para exercícios e caminhadas, o típico look “de vovô” do passado ganhou nova roupagem. Agora a dupla calça de moletom e casaco com punho de elástico e zíper ganha novos detalhes, recortes e até materiais, como a versão jeans de Chrisopher Shannon. O russo Gosha Rubchinskiy fez em seu desfile na Pitti Uomo, a italiana MSGM e a inglesa Topman.

4. Tecidos e efeitos statement
Os homens também podem e devem brilhar. Nessa onde superdecorativa também na linha masculina trazida por Alessandro Michele para a Gucci os materiais e técnicas com aspecto glamouroso foram aparecendo em cada vez mais marcas. Há muitos tecidos com brilho acetinado, jacquards brilhantes, bordados. O truque é mesclar o material statement com um modelo mais esportivo ou clássico. Por isso há muitas jaquetas esportivas preciosas e alfaiataria exuberante, de Dolce&Gabbana a Balmain, passando por Gucci, Raf Simons e Balenciaga.

5. Mood Vetements
O furacão Vetements tem deixado rastros de estilo por todos os lados, e nas coleções masculinas não foi diferente. O streetwear cru da marca francesa e os shapes quadrados em cima e oversized nas calças apareceram de maneira importante, ainda que alternados com outras tendências (ainda há a silhueta mais próxima do corpo, a alfaiataria com o esporte usada de maneira menos violenta e mais arrumadinha).

6. Parcas
No Verão 2017 masculino internacional as parcas se firmaram como uma das peças-chave da temporada, com seus puxadores na barra e na gola, seu ar esportivo e seu aspecto leve conseguido graças aos materiais usados pelas marcas, com destaque para o náilon.

7. Listras
Uma tradição de verão as listras têm seu momento marinheiro clássico na Gucci, mas depois são reinterpretadas das mais diversas maneiras, tanto discretas e de larguras diferentes, caso da Fendi, como gráficas e deslocadas, usadas recortadas na diagonal, caso da Emporio Armani.

 

 


Relacionados


Veja Também

Assine a Newsletter do FFW

Receba semanalmente no
seu e-mail nossos conteúdos
especiais e exclusivos

×