Entenda o que está acontecendo por trás da crise das produtoras de conteúdo
Entenda o que está acontecendo por trás da crise das produtoras de conteúdo
Quem está acostumado a consumir conteúdo pela internet, já deve ter lidado com o dilema de assistir a apenas alguns minutos de um novo filme ou série, e logo pegar no sono. Até mesmo quem é fã de jogos eletrônicos já se deparou com a dificuldade de concluir um jogo, dado o desinteresse crescente que acomete a maioria dos jogadores.
Buscar a atenção dos jogadores, espectadores e consumidores é um desafio que as empresas de produção de conteúdo estão enfrentando nos últimos anos. Com o aumento da criação de conteúdo online, é cada vez mais difícil capturar a atenção do espectador.
No Brasil, estima-se que 81% da população acessa a internet diariamente. São mais de 150 milhões de pessoas que usam o celular ou o computador para buscar alguma informação online. Os smartphones são usados até mesmo para jogar jogos de Bitcoin casino, marcar uma entrevista, reservar uma mesa em um restaurante, ou apenas consumir algum conteúdo online, como um filme ou uma série.
E as grandes corporações estão de olho nessas pessoas online. Não à toa, gigantes do audiovisual, como a Disney e a HBO, mudaram o foco de seus negócios para se dedicarem a produção de conteúdo para um público que passa quase o dia todo online. Agora, ninguém mais busca um filme para assistir na televisão, tudo é sob demanda.
Acesso rápido onde quer que esteja
Antes da internet, as pessoas precisavam se deslocar para consumir algum tipo de conteúdo que as tirasse da rotina do dia a dia. Foi a época de ouro das casas de jogos, circos, cinemas, entre outros centros de entretenimento que tiravam as pessoas do fluxo diário, e também de suas zonas de conforto, e as colocavam em estados de contemplação.
Agora, no entanto, essa prática de precisar reservar uma hora do dia para ir até a algum lugar, consumir determinado tipo de conteúdo para relaxar e descansar, deixou de existir. Com as plataformas de streaming, o espectador pode acessar o conteúdo que quiser, de onde ele estiver. Essa facilidade acabou se tornando uma armadilha para as empresas de conteúdo.
Conteúdo de todos os tipos, para todos os lados
Outro ponto que pode explicar esse repentino desinteresse do público pelo conteúdo produzido pelas empresas é a concorrência. Com um massivo número de produtos como filmes e jogos sendo lançados todos os dias, ficou mais difícil atrair a atenção do público.
Por isso, muitas empresas estão investindo nas comunidades, uma nova forma de garantir que passem mais tempo consumindo o seu conteúdo e não o da concorrência.
Essa prática está sendo realizada por muitas produtoras de jogos eletrônicos, mas também tem sido emplacada por grandes produtoras de filmes e séries, com remakes de clássicos do cinema, como o filme Pânico.
O que se sabe é que, em breve, é bem possível estarmos assistindo a uma crise das grandes corporações de produção de conteúdo. Inclusive, essa crise já está acontecendo em vários setores com a chegada de conteúdo produzido por empresas do oriente, como da Coreia e da China, cativando um público que até pouco tempo atrás nem sequer sabia da existência desse tipo de conteúdo.