Entre os altos e baixos típicos de relacionamentos volúveis (afinal, quem é preso aos modismos, como a palavra indica, muda toda hora de opinião), a moda está em fase de lua de mel apaixonada com o esporte. O timing também é perfeito: com os Jogos Olímpicos, a tendência do look esportivo vintage do russo Gosha Rubchinskiy, assim como o streetwear esportivo cru com toque minimalista e volumes encorpados assinado pelo também russo Demna Gvasalia na Vêtements se tornam ainda mais desejáveis. Sem falar em parcerias novas e antigas de grandes estilistas com marcas de esporte, caso da mais recente coleção de Stella McCartney para a Adidas, a incrível linha de Riccardo Tisci para a Nikelab, assim como os tênis cool minimais de Pedro Lourenço também para a Nike. A Puma, com sua parceria com Rihanna, também vive um bom momento com pegada de moda nos seus hoodies e calças (vendidos fora, mas com entrega no Brasil pela Farfetch) e tênis (vendidos aqui).
Entre as grifes brasileiras, a Osklen desponta na dianteira como a grande marca capaz de traduzir esse espírito esportivo na moda, e faz tempo. Marcas minimalistas como a UMA também enveredam bem nessa interpretação limpa e sofisticada de peças esportivas.
O moletom é o tecido da vez, e a modelagem impecável, assim como os detalhes de design são imprescindíveis para que o look não fique com cara de pijamão de domingo à tarde. Outra dica é apostar em tons neutros e em prints que fazem um contraponto à ideia de fitness que a roupa evoca.
Veja, na galeria de fotos, a seleção do FFW de peças com alma esportiva e muita identidade de moda.