Primeira imagem divulgada da campanha Outono/Inverno 2015 da Balenciaga, que traz Gisele Bündchen de cabelo curto ©Reprodução
Gisele Bündchen aparece em diversas campanhas do Outono/Inverno 2015 — como Pucci, Isabel Marant e Chanel No. 5 —, mas uma chama a atenção em especial. Na sexta-feira (27.06), quando o “WWD” publicou em primeira mão a nova campanha da Balenciaga, as pessoas ficaram chocadas. Não, ela não resolveu cantar novamente, mas aparece de cabelo curto. A imagem é tão realista que muita gente chegou a pensar que ela teria realmente cortado o cabelo. Mas não foi necessário chegar a esse ponto e, nesta segunda-feira, o “Style.com” publicou com exclusividade uma entrevista com o estilista Alexander Wang, diretor criativo da marca, explicando como foi o processo.
No texto, o “Style.com” lembra que Gisele só se tornou o que ela é graças às suas curvas e ao cabelo com ondas. E que Wang está na Balenciaga com o objetivo de fazer as coisas de um jeito diferente. A busca por inovação pode ser vista na coleção de sua terceira temporada na grife, quando ele experimentou jogando formas assimétricas com códigos clássicos da marca. Na campanha, não foi diferente. Fotografada por Steven Klein, a imagem chama a atenção não somente pelo cabelo curto de Gisele, mas também por mostrar uma visão em 360 graus do local, por meio de um jogo de espelhos, que torna tudo ainda mais intrigante.
+ Veja todos os looks do desfile Outono/Inverno 2015 da Balenciaga.
Wang explicou que a campanha envolveu uma grande equipe, incluindo Jane Choi, especialista que trabalha com próteses para filmes. Eles passaram dois dias trabalhando com uma dublê de corpo de Gisele para produzir uma prótese de careca. Então, pegaram outra dublê, em quem fizeram o corte de cabelo. Para cada foto feita com Gisele, eles fizeram a mesma imagem com a dublê de “cabelo”. E depois a imagem de Gisele foi fundida com a da dublê. As imagens ainda foram retocadas por Pascal Dangin, quem Wang chama de “um verdadeiro artista”.
O estilista disse que a vontade de trabalhar com Gisele na campanha surgiu no desfile, que foi encerrado pela top. “Gisele tem estado por aí e tem sido mostrada em muitas maneiras diferentes. Então nós dissemos: ‘ok, nós queremos mostrar Gisele de uma forma que as pessoas nunca tenham a visto antes’. Essa era nossa primeira meta a ser alcançada, e isso é muito difícil para alguém que fez quase tudo e tem trabalhado com tantas marcas e pessoas diferentes!”, comentou Wang na entrevista ao “Style.com”.
Gisele teve que chegar três horas antes de cada sessão de foto apenas para colocar a prótese de careca. Seu cabelo foi enrolado em torno da cabeça (como numa “touca”), mas com muito cuidado para que ficasse bem rente, e então era colocada a prótese, que ainda era pintada com a mesma cor da pele de Gisele. Por isso, Wang compara o trabalho com o que foi feito em filmes como “X-Men”. “Toda vez que era feita uma foto, era uma espécie de loucura, porque era a foto de Gisele com a prótese, e o que a gente visualizava era uma Gisele careca. Aí a gente ia e fazia a mesma foto com a dublê de corpo, e repetia todo esse processo. No final, ver tudo isso junto foi realmente mágico.”
+ Veja mais imagens da campanha Outono/Inverno 2015 da Balenciaga: