“Leda”, fotografia que faz parte da mostra “Ralph Gibson & Larry Clark – Amizade, fotos e filmes” ©Ralph Gibson/Divulgação
O Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, está com a exposição em cartaz “Ralph Gibson & Larry Clark – Amizade, fotos e filmes”. A mostra, que fica até o dia 28 de agosto, traz imagens e vídeos produzidos por ambos, amigos desde 1967, além de exibir sete longas-metragens dirigidos por Clark, inclusive “Kids” (1995), “Ken Park” (2002) e o recém-lançado “Marfa Girl”, de 2012.
De acordo com a curadora Nessia Leonzini, a mostra traça um paralelo entre as produções audiovisual e fotográfica de Gibson e Clark entre as décadas de 1960 e 2000. Ela afirma que, apesar da notória diferença entre a obra dos dois, a vida de ambos permanece interligada há mais de 50 anos. Lá é possível conhecer mais profundamente a estética de Clark, dominada quase sempre em branco e preto e por retratos de jovens marginalizados e viciados em drogas, enquanto Gibson foca, a princípio, em retratos com viés erótico.
Em “Ralph Gibson & Larry Clark – Amizade, fotos e filmes”, encontram-se, inclusive, imagens publicadas por Clark no livro “Tulsa”, que ele lançou em 1971 e que, de modo amplo, é a semente de sua – polêmica – produção cinematográfica. Gibson, por sua vez, é menos conhecido do público, mas já recebeu diversas premiações por seu trabalho, como a Grande Medaille de la Ville d’Arles, em 1994, e publicou 30 coletâneas.
“Ralph Gibson & Larry Clark – Amizade, fotos e filmes” @ MIS, São Paulo
De 27 de junho a 26 de agosto
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Entrada: R$ 6 (inteira), R$ 3 (meia)
(11) 2117-4777
+ Veja na galeria abaixo mais imagens presentes na exposição: