Grace Jones com chapéu de Philip Treacy, em 1998 ©Kevin Davies/Reprodução
A editora britânica Phaidon lançou recentemente o livro “Philip Treacy by Kevin Davies”, uma coletânea com cerca de 200 fotografias inéditas produzidas ao longo dos mais de 20 anos de carreira de Philip Treacy. O chapeleiro irlandês, apadrinhado por Isabella Blow ainda no início da década de 1990, sempre foi avesso à intromissão alheia em seu estúdio ou nos backstages de seus desfiles e, por isso mesmo, o amigo Kevin Davies é quem “assina” todas as imagens da retrospectiva.
Philip Treacy (de costas) em seu estúdio, 1999 ©Kevin Davies/Reprodução
O livro, subdividido em ordem cronológica, traça a evolução de Treacy desde sua formatura no Royal College of Arts, em 1990, passando pelo período em que estabeleceu seu primeiro estúdio no número 69 da Elizabeth Street, sob a proteção de Blow, na época editora da revista “Tatler”, até o atual ateliê, localizado em Battersea, Londres. Como amigo muito próximo do chapeleiro, Davies sempre teve acesso ilimitado à sua vida profissional, o que se sente ao folhear as páginas da obra.
Philip Treacy ajustando o chapéu de Naomi Campbell para o Royal Ascot, de 2002 ©Kevin Davies/Reprodução
O processo criativo de Treacy é desnudado a partir de fotografias que apresentam o caos artístico de seu estúdio, onde distintos materiais são misturados, bem como é mostrada sua ligação com celebridades que já se valeram de seu trabalho, como Naomi Campbell, Victoria Beckham, Grace Jones e a própria Isabella Blow. O penúltimo capítulo do livro traz imagens dos chapéus mais icônicos já produzidos por ele, incluindo alguns confeccionados para desfiles de Alexander McQueen.
À parte às lindas imagens, a coletânea traz insights de Treacy e de Davies sobre determinados momentos retratados e, claro, sobre as peças selecionadas para integrá-la. O livro está disponível por £39.95 (R$ 123,7) no site da editora Phaidon.
+ Veja na galeria abaixo mais imagens do livro “Philip Treacy by Kevin Davies”: