A fachada da loja de departamento Selfridges em Londres ©Reprodução
É já no dia 11 de janeiro que abre no Ultralounge da Selfridges, loja de departamento de luxo em Londres, o espaço que propõe uma nova experiência de compra: silenciosa. O projeto, intitulado No Noise, é na verdade um relançamento do Silent Room, uma iniciativa criada pelo seu fundador Harry Gordon Selfridge em 1909, que convida os visitantes a entrarem em um espaço de compras tranquilo.
Aos visitantes será pedido que deixem os sapatos, celulares e outras distrações à porta, para que não atrapalhem a experiência de compra. Além de tudo isso o instituto australiano de saúde mental Headspace, parceiro na concepção da sala silenciosa, vai oferecer meditação dentro do espaço e conteúdo sobre relaxamento e saúde mental disponível no site da loja. A diretora criativa da Selfridges, Alannah Weston, definiu o No Noise como um “espaço que convida os clientes a encontrarem um momento de paz, em um mundo em que somos bombardeados por informações cacofônicas e estímulos externos”.
Nas araras os visitantes podem contar com peças da coleção de Verão 2013 de marcas como Acne, Maison Martin Margiela, Yohji Yamamoto, Jil Sander e Ann Demeulemeester, e também com produtos sem etiqueta criados especialmente por algumas marcas como a Levi’s e a Clinique, para estimular a compra consciente, sem influência de labels.