FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Do caos à moda
    Do caos à moda
    POR Redação

    Capa do disco “Road to Ruin”, lançado em 1978 pelos Ramones ©Reprodução

    A próxima grande exposição do Costume Institute (braço do Metropolitan Museum of Art voltado à história do vestuário), “Punk: Chaos to Couture”, será aberta na segunda-feira (06.05) com o já tradicional baile de gala da instituição, promovido em parceria com a “Vogue” americana. Para o público, a mostra inaugura no dia 9 do mesmo mês e fica em cartaz até 11 de agosto, conforme informações do “WWD”.

    + E-commerce vende coleção exclusiva inspirada no punk, tema da gala do Met

    À esquerda, Malcolm McLaren em frente à loja SEX; à direita, Vivienne Westwood no final da década de 1970 ©Reprodução

    A exposição, que tem patrocínio do e-commerce Moda Operandi e apoio da editora Condé Nast, pretende explorar as raízes do movimento punk, bem como sua influência na estética ocidental contemporânea. De acordo com o site do Metropolitan Museum of Art, a mostra será dividida em seis espaços temáticos: “Rebel Heroes” apresentará um panorama das cenas musicais de Nova York e Londres em meados da década de 1970, sobretudo por meio das bandas pioneiras no estilo, como Sex Pistols, Ramones e Clash. Já em “The Couturiers Situationists”, o foco será a interpretação visual conferida ao punk por Vivienne Westwood e seu então marido Malcolm McLaren através da loja Let It Rock (depois conhecida pelos nomes SEX e Seditionaries).

    A terceira galeria da exposição, “Pavilions of Anarchy and Elegance”, colocará lado a lado peças de alta-costura e itens originais confeccionados no ápice do movimento punk que, mesmo pertencendo a universos tão distintos, apresentam semelhanças estéticas a partir de técnicas de customização. Em seguida, “Punk Couture” irá explorar o fascínio da moda por elementos como correntes, alfinetes, tachas, spikes, lâminas e zíperes; já “D.I.Y. Style”, penúltimo espaço da mostra, examinará a contribuição e o impacto da bricolagem, prática hoje mais conhecida como “do it yourself” (“faça você mesmo”), e que inclusive contribuiu para que materiais reciclados fossem acolhidos pela indústria têxtil.

    Look de Zandra Rhodes, de 1977, e fotografia de David Sims que faz parte do editorial “Punk’d”, publicado na “Vogue” americana de março de 2011 (Arizona Muse veste Chanel) ©Reprodução

    A sexta e última instalação da mostra, “La Mode Destroy”, analisará o comportamento niilista dos adeptos do movimento punk através de sua desconstrução visual: as roupas rasgadas e sujas, a maquiagem borrada e os cabelos desgrenhados não representavam apenas rebeldia particular, mas refletiam, sobretudo, o espírito de desesperança que vigorava na época. Andrew Bolton, curador do Costume Institute, adiantou ao “WWD” que a exposição contará “um conto de duas cidades” e evidenciará como o movimento quebrou barreiras estéticas, possibilitando à moda a liberdade criativa que desfruta atualmente. Alexander McQueen, Balmain, Burberry, Chanel, Yohji Yamamoto, Givenchy, Zandra Rhodes e Gianni Versace serão alguns dos nomes com peças exibidas em “Punk: Chaos to Couture”, além da já mencionada Vivienne Westwood.

    Elizabeth Hurley em 1994 no famoso vestido “safety pin”, de Versace. E, à direita, look de Rei Kawakubo, de 1982 ©Reprodução

    Voltando ao tradicional baile de gala que abre as exposições do Costume Institute, o evento de 2013 terá Rooney Mara; Riccardo Tisci, diretor criativo da Givenchy; Lauren Santo Domingo, co-fundadora do Moda Operandi; e a editora-chefe da “Vogue” americana, Anna Wintour, como anfitriões; Beyoncé será convidada de honra. Clichês à parte, a espera até maio valerá a pena quando os moicanos começarem a surgir no tapete vermelho do Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW