FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Sorria
    Sorria
    POR Camila Yahn

    Yoko Ono apresenta o seu novo projeto ©Reprodução

    Em 1967, Yoko Ono fez uma declaração: “O meu objetivo final enquanto realizadora é fazer um filme com fotos de sorrisos de todos os seres humanos do mundo”. Na época era complicado – Yoko inclusive pediu ajuda aos postos de Correio do mundo inteiro -, mas agora, com a ajuda das novas tecnologias, ela está mais perto do seu objetivo. Com a criação da hashtag #smilesfilm no Twitter e no Instagram, Ono convida o mundo a enviar fotos dos seus rostos sorridentes, juntamente com a localização de onde a foto foi tirada. Para participar é simples: tire uma foto, coloque no Twitter ou no Instagram com a hashtag #smilesfilm no texto e acrescente a sua localização.

    Elas ficam disponíveis no site Smilesfilm e no aplicativo de iPhone criado especialmente para o feito, onde você pode ver as imagens que outras pessoas subiram e em que lugar do mundo o fizeram, além de subir você mesmo as suas fotos e ainda ler algumas citações inspiracionais de Yoko. A iniciativa é uma extensão da obra artística em que ela reflete sobre as ligações entre as pessoas mundo afora e o poder da participação em massa. Além de resultar em um filme com sorrisos do mundo inteiro, a intervenção faz parte da exposição “Imagine Peace”, que estará até dia 9 de setembro em exibição na Serpentine Gallery em Londres, e que conta com várias obras suas.

    O sorriso de John Lennon, usado por Yoko no filme Film No. 5 by Yoko Ono, ‘SMILE’ ©Reprodução

    A temática do sorriso já tinha, aliás, sido usada por Ono na obra “Film No. 5 by Yoko Ono, ‘SMILE'”, de 52 minutos, filmada no jardim da casa de John Lennon em Weybridge, no Reino Unido, apresentada em 1968 durante o festival de cinema de Chicago. O filme, que originalmente foi feito para durar cinco horas, mostrava várias expressões faciais de John Lennon – franzindo as sobrancelhas, ou colocando a língua para fora -, intercaladas por um sorriso do Beatle de três em três minutos.

    “O sorriso é a coisa mais simples que existe para você ficar saudável e fazer os outros se sentirem bem”, disse a artista e pacifista, que admite nem sempre ter pensado assim. “Para mim também foi difícil. Depois que meu marido, John Lennon, faleceu, tentei sorrir pela minha saúde”, afirmou.

    Abaixo você pode ver o vídeo de como tudo acontece, explicado pela própria Yoko:

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW