Don Letts, homenageado da 4ª edição do In-Edit Brasil ©Reprodução
Tem início nesta sexta-feira (01.06), em São Paulo, o In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. Durante 10 dias, 77 títulos serão exibidos em seis salas espalhadas pela cidade. Além da projeção dos filmes, o evento proporcionará ao público o encontro com os diretores Mika Kaurismäki, Fermín Muguruza, Florent de la Tullaye e Don Letts, esse último, aliás, é o homenageado da 4º edição. Após São Paulo, o festival migra para Salvador, onde acontece de 14 a 21 de junho.
Dividida em sessões, a 4ª edição do In-Edit Brasil traz uma mostra de documentários nacionais, que tem como destaques “Noel Rosa – Poeta da Vila e do Povo” (2010), de Dácio Malta, “As Canções do Exílio: A Labareda que Lambeu Tudo” (2010), de Geneton Moraes Neto e “O que sou nunca escondi” (2011), de Alexandre Napoli e Helena Wolfenson, sobre o cantor Geraldo Vandré. A “Mostra Brasil” acontece exclusivamente no Cine Olido, localizado na Avenida São João, no centro de São Paulo. Já as produções internacionais abrangem ainda mais opções e “endereços”; entre elas a expectativa é grande pelo filme “George Harrison: Living in the Material World” (2011), dirigido por Martin Scorsese.
– Trailer de “George Harrison: Living in the Material World” (2011), de Martin Scorsese:
À parte o documentário sobre a vida do ex-Beatle, o festival reúne em sua programação filmes que contemplam todos os gostos musicais, de Ozzy Osbourne (“God Bless Ozzy Osbourne”, de Mike Fleiss e Mike Piscitelli) a Serge Gainsbourg (“Je Suis Venus Vous Dire – Gainsbourg by Gainsbourg”, de Mark Ford), passando por Queen (“Queen: Days Of Our Lives”, de Matt O’Casey), Mark Sandman (“Cure for Pain: The Mark Sandman Story”, de Robert Bralver) e Kings of Leon (“Talihina Sky: The History of Kings of Leon”, de Stephen C. Mitchell). A 4ª edição do In-Edit Brasil traz também uma competição entre seis produções nacionais; o vencedor representará o país em Barcelona, durante a comemoração de 10 anos do evento. Os concorrentes são “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto”, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt, “Língua Mãe”, de Fernando Weller e Leo Falcão, “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”, de Daniela Broitman, “Siba – Nos Balés da Tormenta”, de Caio Jobim e Pablo Francischelli, “Tambores”, de Sérgio Raposo, e “Vou Rifar Meu Coração”, de Ana Rieper.
– Trailer de “Talihina Sky: The History of Kings of Leon”, de Stephen C. Mitchell:
Como não poderia ser diferente, os diretores homenageados ganham atenção e sessões especiais durante todo festival. Don Letts, documentarista e músico inglês de origem jamaicana, participou ativamente da construção do movimento punk em Londres, onde eternizou, em 1978, no filme “The Punk Rock Movie”, o começo de bandas antológicas como The Clash, Sex Pistols e Siouxsie and The Banshees. Em 2003, o diretor recebeu um Grammy por “The Clash – Westway to the World”, que conta a fundo a história do grupo homônimo. Além dos dois filmes acima, serão exibidos também “Punk: Attitude”, de 2005, e o inédito “Rock ‘n’ Roll Exposed – The Photography of Bob Gruen”, sobre a carreira do fotógrafo americano, que esteve no Brasil este ano. No dia 8 de junho, às 14h30, Letts participa de um debate no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento.
– Trailer de “The Punk Rock Movie” (1978), de Don Letts:
– Trailer de “Rock ‘N’ Roll Exposed: The Photography of Bob Gruen”, de Don Letts:
Fermín Muguruza e Florent de la Tulaye também vêm ao país para participar do In-Edit Brasil. Além de apresentar seus documentários em sessões especiais do festival, os diretores conversarão com o público em diferentes ocasiões. Já o finlandês Mika Kaurismäki mora na Bahia há alguns anos; suas declarações de amor à cultura nacional – os filmes “Moro no Brasil”, de 2002, e “Brasileirinho”, de 2005 – são outros destaques do evento, ao lado do recente “Mama África”, sobre a vida da cantora e ativista sul-africana Miriam Makeba. O diretor, produtor e fotógrafo Thomaz Farkas, falecido em 2011, ganha uma homenagem póstuma do festival, bem como Fernando Faro.
– Trailer de “Benda Bilili!” (2010), de Florent de la Tulaye:
Confira a programação completa no site do In-Edit Brasil e programe-se; conforme já dito acima, o festival abrange os mais distintos estilos — algum deles certamente agradará você.