Por Karol Nogueira, em colaboração para o FFW
A fachada da loja Dona Santa | Santo Homem ©Divulgação
O ffwMag! Fashion Tour 2012 é uma iniciativa da revista MAG!, que viaja pelo Brasil e tem como objetivo levar informação de moda ao grande público, além de aproximá-lo do universo das passarelas.
Entre as ações do projeto está um talk show entre Paulo Borges, diretor criativo do São Paulo Fashion Week e publisher da ffwMAG!, e Costanza Pascolato, empresária e consultora de moda. Na ocasião eles respondem perguntas do público presente, além de questões enviadas por diversos estilistas.
Outra grande atração do projeto Fashion Tour é uma mostra com fotos do editorial da revista “MAG!” estrelado por Costanza, homenageada desta 30ª edição, que posa ao lado das tops Ana Claudia Michels, Carol Trentini e Mariana Weickert.
Paulo Borges e Costanza Pascolato ©Divulgação
O evento, que já passou por Porto Alegre, Belo Horizonte e Blumenau, encerrou o circuito no Recife, mais precisamente na multimarcas Dona Santa | Santo Homem, das empresárias Lília e Juliana Santos. Com lançamento para cerca de 500 convidados, a loja foi o cenário para o “fashion talk”. Paulo Borges iniciou a conversa declarando sua admiração por Costanza. “A revista foi pensada e realizada em torno dela, nossa grande inspiração e referência”, contou. Pouco depois questionou a moda brasileira nos dias de hoje, e a consultora de moda revelou que atualmente existe um pensamento global e que o Brasil já consegue antecipar tendências.
A mostra com fotos do editorial da revista “MAG!” estrelado por Costanza Pascolato ©Divulgação
A reflexão sobre moda, seus impactos e influências a partir da visão da mulher mais elegante do país foi alçada, via vídeo, por estilistas como Alexandre Herchcovitch, Pedro Lourenço, Gloria Coelho, André Lima e Lino Villaventura. As questões abordaram assuntos sobre universo estético, legitimidade das marcas, fast fashions, velocidade da informação, movimento Prêt-à-Porter em Paris, jornalismo de moda e até meditação, e foram respondidas por Costanza com a elegância e o bom humor que lhe são habituais.
Ao final do talk show, os convidados tiraram dúvidas que iam desde a grade de numeração das roupas até o mercado de moda local. Paulo Borges encerra o bate papo com uma reflexão muito sábia: “Há alguns anos as pessoas olhavam para o que o estilista criava. Hoje em dia o estilista precisa olhar para o que as pessoas querem”.
Paulo Borges, Lília Santos, Costanza Pascolato e Juliana Santos ©Divulgação