Cena do filme “Laranja Mecânica” de Stanley Kubrik em exibição na Caixa de Cinema ©Reprodução
Imagine que existe uma jukebox, mas em vez de você escolher uma música, pode escolher o trecho de um filme. Agora pare de imaginar , vá até ao MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo – e assista a uma das 60 cenas de filmes que o cineasta André Sturm, 44, escolheu em parceria com o museu para serem exibidas em uma espécie de jukebox cinematográfica. Depois de escolher a cena, organizadas por título, diretor, ator, país e gênero, entre na “mini-sala” de cinema, inspirada nas salas dos antigos teatros, com duas poltronas e uma tela de 43 polegadas e divirta-se. Os trechos têm uma duração que varia de três a sete minutos.
“O objetivo é despertar a vontade do público de ver o filme inteiro”, disse Sturm em uma entrevista a “Folha de S.Paulo”. Segundo o cineasta, todas as cenas pretendem destacar o trabalho de atores icônicos e de cenas que tenham ajudado a construir a história do cinema, desde produções mais recentes aos grandes clássicos, então é seguro dizer que tem diversão para todos os gostos.
Sturn mantinha o cine Belas Artes junto com a produtora O2Filmes e ganhou ainda mais reconhecimento por conta de sua luta para evitar que o cinema fechasse. Desde que assumiu a direção do MIS, ele tem focado em eventos e exposições audiovisuais de qualidade e certamente, em pouco tempo de trabalho, conseguiu trazer novos ares ao museu. A Caixa de Cinema está disponível desde terça-feira (02.05) na entrada do museu até o dia 01.11.
Caixa de Cinema
MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP
De 01 maio a 01 novembro 2012
Piso térreo – de terças a sextas, das 12h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h
Ingresso: Gratuito