A capa da edição de maio da “Elle” brasileira e uma das fotos da sessão em que se vê o body usado por Coco Rocha por baixo do vestido transparente ©Reprodução
Com a feroz concorrência travada pelas principais publicações de moda do país (leia-se “Vogue”, “Harper´s Bazaar” e “Elle”), quem sai ganhando é o leitor. Revistas cada vez mais bonitas e saborosas chegam às bancas com tops brasileiras de primeiro time, modelos e personalidades internacionais nas capas.
Entre elas, a top canadense Coco Rocha, que foi lindamente fotografada em Nova York por Max Abadian, para a capa da “Elle” brasileira, na edição que marca o 24º aniversário da revista. O resultado, que vocês podem ver acima, é de fato belo. No entanto, a modelo divulgou em seu Tumblr e Facebook pessoais o seu desagrado com a publicação. A questão é a seguinte: Coco aparece na capa com um vestido de tule bordado e transparente de Julien MacDonald. Quem acompanha a modelo conhece suas restrições ao que diz respeito a nudez (ou semi-nudez) e nunca mostra mais do que aquilo que a faz sentir-se confortável.
Assim, para evitar o seu desconforto, por baixo desse vestido, Coco estava usando uma proteção cor da pele, bem visível nas fotos de making of postadas pela revista em seu site oficial, mas invisível na imagem de capa, dando a impressão de que a modelo estava mais despida do que a realidade.
Membro da Model Alliance e ativista na defesa dos direitos da profissão, Coco Rocha comentou:
“Enquanto modelo sempre defendi uma política de nudez ou nudez parcial nas minhas sessões fotográficas. Na capa recente que fiz para a “Elle” Brasil, eu estava usando um body em baixo de um vestido transparente que, descobri agora, foi retirado em photoshop e dá a impressão de que eu estava mostrando mais pele do que estou ou alguma vez estive confortável em mostrar. Isso foi feito contra a minha vontade verbal e escrita à equipe inteira. Estou muito desapontada que os meus desejos e contratos tenham sido ignorados. Acredito fortemente que toda a modelo tem que estabelecer regras de como a imagem dela é mostrada e para mim essa regras foram ignoradas.”
O FFW contatou a assessoria da revista “Elle” para ouvir o outro lado e entender o que de fato aconteceu, já que se trata de uma publicação séria e respeitada. Recebemos a seguinte declaração oficial: “A revista Elle em nenhum momento teve a intenção de desrespeitar o acordo feito com a top Coco Rocha para a capa da edição de aniversário, maio de 2012. A publicação já está em contato com a modelo para esclarecer qualquer mal entendido.”
Esperamos que o mal entendido se resolva e que todos possam apreciar genuinamente a linda capa que resultou desse ensaio.