The Vaccines ©Ricardo Toscani/FFW
Em plena quarta-feira (18.04), a Praça Carlos Gomes, na Liberdade, encontrava-se abarrotada por uma animada multidão que fazia fila na porta do Cine Joia para assistir à primeira apresentação do The Vaccines no Brasil. A banda britânica, vinda diretamente do Coachella, onde tocou no último sábado (14.04), foi recebida no aconchegante palco da casa paulistana por uma ovação do público e, entre gritos e aplausos, introduziu com muita energia todos os seus hits – ou seja, o álbum de estreia do grupo, “What Did You Expect from the Vaccines?”, foi executado na íntegra.
Justin Young, vocalista do Vaccines ©Ricardo Toscani/FFW
Apesar do curto atraso – fato pouco notado pelo público –, o Vaccines já iniciou sua apresentação “arrasando”: “Blow It Up” e “Wreckin’ Bar (Ra Ra Ra)”, primeira e segunda músicas, respectivamente, foram cantadas verso por verso por boa parte dos presentes. A presença de palco de toda a banda, em especial do simpático baixista islandês Árni Hjörvar, que proferiu uma frase inteira em um bom português (com a ajuda de uma cola, é claro), contribuiu para que mesmo as canções mais lentas, como “Wetsuit”, se tornassem dançantes, ou, como na realidade caberia melhor, pulantes. O vocalista Justin Young e o guitarrista Freddie Cowan também impressionaram por seu fôlego e não pararam de se movimentar um minuto, já o baterista Pete Robertson, vestido com uma camisa azul da seleção brasileira, só pôde chegar próximo à plateia nos dois momentos finais do show – antes e depois do bis -, mas o fez com gentileza e uma aparente timidez.
Árni Hjörvar, baixista do Vaccines ©Ricardo Toscani/FFW
À parte as músicas que compõem o primeiro disco, o Vaccines apresentou três novas canções (“Teenage Icon”, “No Hope” e “Bad Mood”) que, ao que tudo indica, farão parte do segundo álbum da banda, previsto para ser lançado ainda no segundo semestre deste ano. O Cine Joia veio mesmo “abaixo” durante as execuções de “If You Wanna” e “Nørgaard”, essa última escolhida pelos britânicos para encerrar a noite. A espera dos habitantes da capital paulistana para assistir ao Vaccines foi bem recompensada; hoje (19.04), no entanto, são os cariocas que terão a chance de ver ao vivo no Circo Voador mais esse expoente do rock n’ roll inglês.
The Vaccines @ Circo Voador, Rio de Janeiro
19 de abril, a partir das 22h
Rua dos Arcos, s/n, Lapa, Rio de Janeiro – SP
Ingressos: R$ 134,40 (inteira) / R$ 67,20 (meia entrada)
+ Circo Voador