O site Gilt, fundado por ex-alunas da Harvard Business School ©Reprodução
A Harvard Business School, localizada em Boston, nos Estados Unidos, é uma das escolas de pós-graduação mais prestigiadas do mundo, conhecida por formar visionários do mundo dos negócios. O que se tem observado agora é que cada vez mais, esses visionários se interessam pelo negócio da moda e estão trazendo para esse universo não só todo o conhecimento de uma instituição histórica, como também uma maior visão de negócio para o mercado. E claro, tudo aliado ao fluxo crescente de novos modelos de negócio de comércio online.
Alexandra Wilkis Wilson e Alexis Maybank, formadas em Harvard e fundadoras do Gilt Group ©Reprodução
O sucesso de sites de vendas de marcas de luxo online como o Net-a-Porter, LuisaviaRoma e o pioneiro Gilt Group, fundado por duas alunas de 2004 de Harvard, Alexandra Wilkis Wilson e Alexis Maybank, prova que o estigma de que “comprar online é comprar pior” morreu, e traça novos caminhos para o comércio de moda.
Foi aliás com o Gilt Group que muitos dos empresários saídos de Harvard começaram a analisar o modelo de negócio da área da moda e a encontrar oportunidades em criar novos modelos. Aslaug Magnusdottir, fundadora do Moda Operandi, site especializado em vender peças quase diretamente da passarela, cita as fundadoras do Gilt como “inspirações para quem quiser transformar as ineficiências da indústria de moda tradicional em oportunidades de sucesso de compra e venda online”. Outras menções honrosas para graduados da Harvard Business School vão para Jinhee Anh Kim e Sarah Paiji, que fundaram o Snapette, aplicativo que permite aos usuários fotografar uma peça de roupa ou um acessório bacana, partilhar essa foto e encontrar qual o local mais próximo onde podem encontrar esse item, através do sistema de GPS do celular; e ainda para o Rent The Runway, fundado por alunas formadas em 2009, Jennifer Hyman e Jennifer Fleiss, que permite alugar peças da passarela. Hoje em dia, o Moda Operandi e o Gilt Group são estudados em Harvard como casos de sucesso.
Uma das páginas do site Moda Operandi, já com a coleção de Zac Posen Inverno 2012 disponível para compra ©Reprodução
As marcas de luxo tornaram-se acessíveis a mais pessoas devido a estas evoluções de modelos de negócio que, coincidência ou não, são vistas como resultado da crise financeira global que fizeram com que os consumidores atuais repensassem seus hábitos de consumo, dando mais valor a sua compra.
Para isso, as pessoas veem os sites multimarcas de luxo como aliados – eles não apenas agregam as melhores marcas de luxo em um só lugar, como conseguem baixar os preços devido ao baixo custo de manutenção da plataforma (nada, se comparado com uma loja na Quinta Avenida em pleno coração de Manhattan), e também agem como uma curadoria no grande e confuso mundo da internet.
E, mais importante que isso, os alunos de instituições prestigiadas e voltadas para os negócios como a Harvard Business School perceberam essa oportunidade e querem responder ao consumidor de uma forma cada vez mais profissional e rentável.