Jack White e Insane Clown Posse ©Divulgação
Já viram a última do Jack White? O músico acabou de produzir uma faixa do Insane Clown Posse, dupla norte-americana de hip-hop “horrorcore” conhecida por suas letras violentas, rostos pintados de palhaço do mal e shows super performáticos. O mais curioso? A música, uma paulada que mistura rap e metal, é uma reinterpretação de uma composição de Mozart, datada de 1782 e com o singelo nome “Leck Mich Im Arsch”, ou “Lamba a Minha Bunda”, em bom português. Ouça abaixo o resultado dessa colaboração, que manteve o título original dado por Mozart:
(E para quem estiver curioso, segue o “Leck Mich Im Arsch” original de Mozart):
Embora esta seja, provavelmente, a colaboração mais inusitada da carreira de Jack White, ela certamente não é a primeira. O ex-frontman do White Stripes, que encerrou as atividades em fevereiro deste ano, comanda as também bem-sucedidas bandas The Raconteurs (desde 2005) e The Dead Weather (desde 2009) e acumula uma longa lista de parcerias como cantor, músico, produtor e empresário – para quem não sabe, White é dono de sua própria gravadora, a Third Man Records, criada em 2001.
The Raconteurs, com membros do The Greenhorns; e The Dead Weather, com membros do The Kills, The Greenhorns e Queens of the Stone Age ©Reprodução
Relembre mais algumas das muitas colaborações de Jack White:
+ Ao longo dos anos, Jack White fez diversas participações especiais em shows do seu igualmente multi-talentoso amigo Beck. Mas foi só em 2005, quando Beck lançou seu álbum “Guero”, que a relação foi “oficializada” na música “Go it Alone”, em que Jack toca baixo:
+ Grande fã da lenda da música country Loretta Lynn (o álbum “White Blood Cells” (2001), do White Stripes, foi dedicado a ela), Jack White produziu e lançou em sua gravadora o álbum de comeback da cantora, intitulado “Van Lear Rose” (2004). A música abaixo, “Portland, Oregon”, é um dueto tirado desse disco:
+ Em 2006, Jack participou de um show da turnê “A Bigger Bang Tour” dos Rolling Stones no Beacon Theatre, em Nova York. A perfomance, que você vê abaixo, é da música “Loving Cup”, e faz parte do documentário sobre os Stones intitulado “Shine a Light”, dirigido por Martin Scorsese e lançado em 2008:
+ Em 2008, Jack White escreveu e produziu a música “Another Way to Die”, um dueto com a cantora de R&B Alicia Keys que foi parte da trilha sonora do filme “Quantum of Solace” (2008), da franquia “James Bond”. Assista ao vídeo oficial:
+ Assim como Loretta Lynn, a veterana do rockabilly Wanda Jackson, de 73 anos, também fez um belo comeback com uma pequena grande ajuda de Jack White: em 2010, ele produziu e lançou em sua gravadora o álbum “The Party Ain’t Over”. Assista abaixo a performance de “Shakin’ All Over”, primeiro single do disco, apresentada no programa “Late Show With David Letterman”:
+ O produtor Danger Mouse e o compositor italiano Daniele Luppi lançaram o álbum “Rome” (2011) como um projeto inspirado no cinema “spaghetti western”, de filmes sobre o Velho Oeste dirigidos por italianos. Jack White colaborou em três músicas desse disco, entre elas a ótima “Two Against One”, que você ouve abaixo: