©Felipe Morozini
Às vésperas de montar sua primeira exposição individual em São Paulo, o fotógrafo e artista Felipe Morozini embarcou para uma residência artística em Buenos Aires, à convite da REA one day gallery, um espaço de reunião e de apoio para criação e difusão da arte. Felipe tinha uma semana para preparar uma mostra que seria exposta na galeria.
Sem querer mexer no seu acervo, que está sendo revisto para a exposição no Brasil, ele embarcou com um calendário Pirelli fotografado por Karl Lagerfeld e mais esmalte, tinta para fotografia, spray e transfers antigos. “Ganhei esse calendário e desde o começo fiquei impressionado com a qualidade do papel, o peso da folha… As imagens não me agradam muito, mas a possibilidade de interferir nelas me encantou”, conta Felipe.
Felipe teve que dialogar diretamente com o trabalho de outro fotógrafo e intervir numa arte que não era sua. “Fiz sem nenhuma pretensão por determinados resultados. O processo em si é que foi mais importante pra mim”.
O processo em questão envolveu guerra de esmalte com as fotos, simulando cortes, sangue e lágrimas. Em seguida veio a interferência com os transfers, que ele já tinha usado anteriormente em São Paulo. Cada imagem de modelo impecável ganha uma interferência própria, seja com recortes, colagens ou esmalte.
A exposição aconteceu recentemente em uma fábrica antiga, atrás do Malba, Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, e 20 imagens de Felipe foram expostas, a maior parte delas você pode conhecer através da galeria abaixo.