Tim Burton ©Divulgação
“Quando você não tem muitos amigos nem uma vida social (…) você se distancia do resto da sociedade; é como se estivesse olhando por uma janela (…), mas existem muitos filmes bizarros por aí, então você consegue aguentar bastante tempo sem amigos”. Esta é apenas uma amostra das muitas entrevistas de Tim Burton compiladas por Paul A. Woods para o seu livro “O Estranho Mundo de Tim Burton”, recém-lançado no Brasil pela editora Leya com a difícil mas divertida missão de dissecar o universo criativo de um dos diretores mais instigantes do cinema moderno.
“O Estranho Mundo de Tim Burton” conta a trajetória do diretor desde a sua infância marcada pela solidão e exclusão social – não à toa, temáticas constantes de seus filmes –, sua passagem como aprendiz da Walt Disney e suas referências cinematográficas, tudo por meio de entrevistas concedidas em várias fases de sua carreira. O livro tem também registros fotográficos de bastidores de filmes como “Batman” (1989) e “O Estranho Mundo de Jack” (1993), além de ilustrações assinadas pelo próprio Tim Burton.
E por falar em Burton e em atualidades, você já sabe qual é a última do diretor? A produção da versão cinematográfica do livro “Abraham Lincoln: Vampire Hunter”, história em que o 16º presidente dos Estados Unidos (1861-1865) vira um caçador de criaturas sobrenaturais. Promissor, não? Enquanto o filme não sai do forno (o lançamento está previsto para 2012), veja algumas das imagens reunidas no livro “O Estranho Mundo de Tim Burton”:
“O Estranho Mundo de Tim Burton”
Título original: “Tim Burton: A child’s garden of nightmares”
Editora Leya
352 páginas
Preço: R$ 44,90