O estilista Dudu Bertholini ©Juliana Knobel
Sempre ativo e com as anteninhas ligadas a tudo que possa se transformar em referências para o trabalho que desenvolve na Neon com a parceira Rita Comparato, Dudu Bertholini é o convidado da semana no FFW Inspirações. Confira o que tem feito a cabeça — e o cabelo — do estilista nas palavras do próprio:
Dudu, quem te inspira?
“Ara Gallant”, livro sobre o beauty artist e fotógrafo Ara Gallant ©Reprodução
“Uma pessoa que tem me inspirado muito é o maquiador, cabeleireiro e fotógrafo Ara Gallant, muito famosos nos anos 1970/80 e que inventou e aperfeiçoou a técnica do “flying hair”. Eu já conhecia e tinha algumas referências do trabalho dele, mas me aprofundei mais mesmo quando estava em Nova York e comprei um livro que conta a trajetória de sua vida, a sua história triste que terminou em suicídio, as influências de Guy Bourdin e Helmut Newton.
Sophia Loren ©Richard Avedon
Eu gosto muito da atitude, do estilo, e da questão do jogar o cabelo, que é um recurso que eu amo e uso muito. E descobri que ele não usava só o ventilador pra fazer o cabelo voar daquele jeito nas fotos; ele usava várias técnicas que ficavam escondidas! Por trás do cabelo, ele prendia com grampos, cordas, pra fazer uma estrutura e deixá-lo em pé.
Apollonia (1975) ©Ara Gallant
Gosto muito do fato de ele ser um criador de imagens e de ter uma maneira própria de retratar as mulheres, até porque isso é uma coisa do meu trabalho também. E é interessante que ele é famoso, mas não é mainstream; acho legal poder compartilhar essas informações aqui e deixar que cada pessoa decida o que vai fazer com elas.
Twiggy (1968) ©Richard Avedon
A imagem mais famosa dele é uma da Twiggy, fotografada pelo Richard Avedon, em que o cabelo dela está voando muito forte! Mas a minha preferida é uma da Anjelica Huston, em um fundo cinza, e ela vestindo um tomara-que-caia branco. Eu amo a Anjelica Huston, é uma inspiração pra mim! Então pra mim, que sou fã, é a junção de duas inspirações”.
Anjelica Huston (1976) ©Ara Gallant
Veja ainda as inspirações de: