Luciana Curtis em imagem da coleção “Uma Certa Camisa Branca”, do Inverno 2002 ©Martin Dijkstra/Cortesia Gloria Coelho
Ela aparece na novela das oito, é considerada a Dama da Moda Brasileira pela revista britânica “Wallpaper” (espécie de bíblia do bom gosto), coleciona prêmios de melhor estilista, é convidada para mostrar seu trabalho em diversos países, como Colômbia, Portugal e Espanha e é uma das designers mais cultuadas do Brasil.
Há anos que Gloria Maria Menezes de Alencar Coelho conhece as alegrias e as angústias de ser uma profissional de sucesso na área da moda. As fofocas e os desafetos ela deixa de lado. Mas seu grande poder de criar roupas espetaculares poderá ser visto e revisto em 2 lançamentos sobre o seu trabalho: o livro “Gloria Coelho – Linha do Tempo” (ed. Alles Trade), com 60 looks que ilustram os 20 últimos anos de carreira, e a exposição “Gloria Coelho – Linha do Tempo”, com curadoria de Ana Lúcia Castro, a Aninha, que cuida praticamente de tudo da Gloria há muito tempo. “Aninha conhece minha alma e meu DNA”, disse ao FFW numa conversa ao telefone.
Rever todo esse material poderia ter mexido com as emoções da estilista, mas ela não parece saudosista. “Não vivo o passado nem o futuro. Não dá tempo! Vivo o presente”. A exposição vai mostrar 20 anos de roupas. Ao menos uma representante de cada coleção.
Gloria Coelho ©Vania Toledo/Cortesia Gloria Coelho
Já o livro, segundo Gloria, é uma obra de arte. São 220 páginas para 60 fotos. “Já quero lançar outro, pois não coube tudo nesse primeiro. Optamos por fazer uma publicação linda, com menos fotos e mais espaços em branco. O livro mostra a evolução de seu trabalho e também, por que não, da moda brasileira, com fotos de Bob Wolfenson, Claudia Guimarães, Paulo Vainer e textos de Flavia Lafer, Lilian Pacce, Regina Guerreiro e Regina Martelli.
Tudo, mas tudo mesmo, é consultado com um de seus 6 astrólogos. E de tanto interesse no assunto, Gloria, leonina com ascendente em peixes, passou a estudar astrologia e hoje, conversar com ela sobre isso vira quase uma consulta. “Sei tudo, mas uso para o meu autoconhecimento”. Várias vezes por dia ela olha o céu e seus aspectos no site Astro Brasil. Quem não compreende a linguagem astrológica não vai entender nada, mas ela dá a pista: “Quando o céu (no mapa) está muito vermelho, mostra um momento de dificuldades; quando está azul é harmonia”.
Sobre a nova coleção, todo mundo que anda pelo meio já sabe que ela detesta falar qualquer coisa antes do desfile. Mas a gente tem duas frases-dicas: “Tenho paixão pelo futuro e pelo passado, no sentido da história” e “Pedro (Lourenço, filho da estilista) me inspira”.
E para terminar, uma declaração sobre sua carreira: “São anos e anos de amor e de paixão pela moda. Sou muito feliz fazendo roupa”.
“Gloria Coelho – Linha do Tempo”
QUANDO_de 4 de fevereiro a 20 de março
ONDE_Museu da Casa Brasileira
+ www.mcb.org.br
+ twitter.com/mcb_org