Aaron Johnson vive John Lennon em “Nowhere Boy” ©Divulgação/Imagem Filmes
“Por que eu não posso ser o Elvis?”, indaga-se John Lennon em “Nowhere Boy”. “Porque Deus estava te guardando para ser John Lennon”, responde sua mãe. Ela estava certa. “O Garoto de Liverpool”, filme que explora a turbulenta infância e adolescência do fundador dos Beatles, chega aos cinemas brasileiros no dia 03 de dezembro _mas não espere uma história ligada à banda que o fez famoso.
Com 98 minutos, o longa-metragem é baseado no livro “Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon”, da meia-irmã Julia Baird, com roteiro adaptado por Matt Greenhalgh e direção de Sam-Taylor Wood. Mesmo sendo aclamado pela crítica britânica e premiado no Festival de Cinema de Londres, a produção teve arrecadação modesta: $3 milhões de dólares nas bilheterias.
Assista ao trailer:
A película começa com John, um garoto rebelde e com aspirações a rockstar, procurando a sua mãe biológica. Aos 18 anos, ele a encontra: Julie Lennon, uma mulher depressiva que o abandonou na infância. E fã ardorosa de rock and roll. É dela que surge a ideia de começar uma banda, com ela que aprende a tocar banjo, e através dela que passa a frequentar festas em Blackpool, na Inglaterra.
Aaron Johnson (do filme “Kick-Ass”) convence como Lennon, mas força a barra em alguns momentos _quem rouba a cena são as atrizes Kristin Scott Thomas e Anne-Marie Duff, como Mimi, tia autoritária e guardiã do garoto, e Julie. São os dilemas maduros das duas personagens (maternidade, responsabilidade e perda) que dão profundidade emocional ao filme, e não a rebeldia adolescente de John.
Outro destaque é a trilha sonora discretamente assinada pela dupla Goldfrapp, com cordas dramáticas e vocais sutis. O figurino cai em adaptações mais contemporâneas do guarda-roupa dos anos 1950, com vestidos fechados de saia rodada na altura do joelho para mulheres; casacos de couro e gravatas slim, jaquetas de couro e casacos de lapela larga para os homens.
O elenco mais jovem surpreende, em especial o pequeno Paul McCartney (Thomas Sengster) que já mostrava ser um músico virtuoso. É com ele que John monta a sua primeira banda, “The Quarrymen”, além de outros amigos e músicos que tiveram papel decisivo na vida do protagonista do filme.
A música acaba tendo papel secundário no drama _a confirmação disso é que o nome The Beatles sequer é citado. “Nowhere Boy” acaba antes desta jornada começar e, felizmente, consegue se sustentar sem ela.
+ Site oficial: nowhereboy.co.uk
+ IMDB: imdb.com/title/tt1266029