FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ex-modelo banaliza indústria com documentário sensacionalista
    Ex-modelo banaliza indústria com documentário sensacionalista
    POR Redação

    Como modelo, Sara Ziff não ficou famosa, mas construiu uma respeitável carreira. Anos após começar na profissão, aos 14, seu nome volta às manchetes de moda com o filme “Picture Me – A Model’s Diary”, documentário dirigido por ela e seu namorado, Ola Schell, que estreia no Brasil nesta semana, durante a 34º Mostra de Cinema de São Paulo.

    O longa-metragem promete mostrar “o lado feio da carreira de modelos”, e acompanha _em narrativa cronológica_ Ziff a partir dos 17 anos, desistindo da faculdade, embarcando para a Europa e vendo seu rosto em outdoors. Relatos das modelos Missy Rayder, Cameron Russell, Diana Dondoe, Sena Cech, Caitriona Balfe e Irina Lazareanu formam uma colcha de retalhos  sobre o mercado,  mas sempre ligado ao senso moral da narradora (“às vezes me pergunto se o meu trabalho é diferente de o de uma stripper“).

    Boa parte dos 80 minutos de filme é focada nas condições de trabalho das garotas:  trocas de roupa em frente a dezenas de pessoas, incluindo fotógrafos e cinegrafistas; a crueldade dos castings e frieza dos clientes, com constante abuso emocional e verbal; extensas horas de trabalho durante semanas de moda; e a pressão pela magreza e o abuso _às vezes físico_ durante sessões fotográficas.

    Um dos depoimentos mais marcantes é de Sena Cech, em clara alusão à Terry Richardson. O “famoso fotógrafo conhecido por sua perversão” que a persuadiu, na época com 17 anos, a masturbá-lo enquanto seu assistente tirava fotos. Em outros momentos, os diretores pecam ao explorar muito pouco alguns dos personagens mais interessantes, como a modelo completamente endividada por sua agência ou a bielo-russa que tem vergonha de dizer quão pobre era antes de começar a desfilar.

    Entre clichês e moralismos, “Picture Me” de fato ajuda a desglamourizar o mercado fashion: exploradas emocional e fisicamente enquanto adolescentes,  as modelos são dispensadas em poucos anos. É editado e finalizado de forma amadora, quase _o que enriquece o aspecto íntimo da  produção.

    Nada disso compromete seriamente o conteúdo do filme _com exceção de seu “final feliz”: Sara desiste da carreira de modelo para ser uma estudante na prestigiosa faculdade americana Columbia. Com o arrogante desfecho, da ex-supermodelo-fútil-que-virou-acadêmica, “Picture Me” acaba prestando um desserviço tão grande às meninas das passarelas quanto os problemas que tenta abordar.

    + IMDB: imdb.com/title/tt1459052

    + Twitter: twitter.com/saraziff

    www.imdb.com/title/tt1459052
    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW