São Paulo respira arte todos os dias do ano, mas em ano de Bienal essa oxigenação é máxima: galerias, museus e artistas independentes aproveitam os holofotes do maior evento de arte da América Latina para renovarem seus acervos.
Se você já viu tudo aquilo que os especialistas convidados pelo FFW indicaram da Bienal de São Paulo, aproveite o tempo livre para conferir o circuito off-Bienal.
O portal FFW selecionou os hotspots da arte em São Paulo que podem _e devem!_ ser visitados já:
_________________________________________________________________________________________
Choque Cultural (@choquecultural)
“Manuscript Replica”, de Mariana Martins, no Acervo da Choque Cultural ©Divulgação
Mariana Martins realiza a exposição “Manuscript Replica”, no Acervo da Choque, na Vila Madalena (São Paulo). A artista plástica, filha de um dos nomes mais importantes da arte moderna, Aldemir Martins, é a fundadora da Choque Cultural e tem uma pesquisa concentrada nos diplomas e seus significados desde 1975.
Manuscript Replica por Mariana Martins @ Acervo da Choque
QUANDO: até 16 de outubro
ONDE: Rua Medeiros de Albuquerque, 250 – Vila Madalena – São Paulo
INFOS: (11) 3061-4051 | + choquecultural.com.br
_________________________________________________________________________________________
Galerias Emma Thomas (@_emmathomas)
A mostra “Armas Brancas” de Laerte Ramos na Galeria Emma Thomas ©Divulgação
A Galeria Emma Thomas recebe até o dia 20 de novembro a mostra “Armas Brancas”, do paulista Laerte Ramos. A exposição é composta de 100 armas de fogo com design inspirado em brinquedos, produzidas em cerâmica e pintadas na cor negra. O artista explora o elemento bélico por meio da cerâmica, argila, pedra e metal em seus trabalhos. “A distância do olhar do público é a responsável por determinar o elemento lúdico da obra, além da brincadeira com o termo arma branca”, explica o artista.
Armas Brancas, de Laerte Ramos @ Galeria Emma Thomas
QUANDO: até o dia 20 de novembro
ONDE: Rua Barra Funda, 216 – Barra Funda – São Paulo
INFOS: (11) 3666-6489 | + emmathomas.com.br
_________________________________________________________________________________________
Baró Galeria (@barogaleria)
Instalação de Lygia Pape na Baró Galeria ©Divulgação
A Baró Galeria _que ocupa o mesmo galpão da Emma Thomas_ inaugura quatro exposições que ficam no ar até 20 de novembro. A galeria paulistana reúne trabalhos inéditos de David Medalla e Adam Nankervis, Carlos Fajardo, Claudia Jaguaribe. Os Irmãos Campanas (Humberto e Fernando) exibirão um site-specifc (obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado) e colagens inéditas. Carlos Fajardo exibe pela primeira vez trabalho em vídeo “Cinema Mudo”. Claudia Jaguaribe apresenta na videoinstalação “Os Seus Caminhos” questões sobre a percepção humana em relação a água e a natureza. O filipino David Medalla e o australiano Adam Nankervis realizam uma homenagem a Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape em sua primeira mostra no Brasil. Os dois exibem instalações inéditas, trabalhos anteriores, registros fotográficos e vídeo em “The Secret History of Mondrian Fanclub – Part 3: So Pulo. Uma homenagem a Hélio Oiticica, Lygia Pape e Lygia Clark”.
Coletiva @ Baró Galeria
QUANDO: até o dia 20 de novembro
ONDE: Rua Barra Funda, 216 – Barra Funda – São Paulo
INFOS: (11) 3666-6489 | + barogaleria.com.br
_________________________________________________________________________________________
Galeria Fortes Vilaça (@fortesvilaca)
O “Bicho de 7 cabeças”, obra coletiva idealizada por Erika Verzutti ©Divulgação
A Galeria Fortes Vilaça recebe a obra “Bicho de 7 Cabeças”. A exposição, no Jardim do Galpão Fortes Vilaça, consiste de uma escultura monumental de Erika Verzutti em colaboração com os artistas Adriana Varejão, Alexandre da Cunha, Carlos Bevilacqua & Ernesto Neto, Damián Ortega, Efrain Almeida, Jac Leirner e Nuno Ramos. Para o “Bicho de 7 Cabeças”, 2010, Verzutti convidou artistas com práticas totalmente distintas para elaborar cada uma das cabeças, com a única condição de que estas fossem resistentes à intempérie. Algumas das cabeças propostas por cada artista ecoam, naturalmente, suas práticas individuais. Outras apresentaram resultados surpreendentes.
A Fortes Vilaça também abriga outras duas mostras: “Luiz Zerbini”, do autor homônimo; e “Recorrências”, de Mauro Restiffe. Mais detalhes no site oficial (link abaixo).
Erika Verzutti “Bicho de Sete Cabeças [Seven Headed Monster]” @ Galeria Fortes Vilaça
QUANDO: até 18 de dezembro
ONDE: Rua James Holland 71 – Barra Funda – São Paulo
INFOS: (11) 3392-3942 | + fortesvilaca.com.br
_________________________________________________________________________________________
Galeria Mezanino (não possui Twitter)
Retrato do fotógrafo Ronaldo Camelo na mostra “Das Naturezas” na Galeria Mezanino ©Divulgação
A Mezanino recebe até o dia 16 de outubro a mostra coletiva “Das Naturezas”, que reúne artistas que trabalham com gravuras, desenhos, pinturas e fotografias. Andréa Berriel, Ulysses Bôscolo, Ronaldo Camelo, Biel Carpenter, Daniel Malva e Junior Suci são os integrantes desta que é a terceira mostra da Galeria Mezanino no espaço da Galeria Mundo Mix.
Coletiva “Das Naturezas” @ Galeria Mezanino
QUANDO: até 16 de outubro
ONDE: Rua Augusta, 2559 – Jardins – São Paulo
INFOS: (11) 3063-1892 | + galeriamezanino.com
_________________________________________________________________________________________
Galeria Vermelho (não possui Twitter)
Obra da mostra “Avant-Gard is not dead”, do artista Marcelo Cidade ©Divulgação
Em sua segunda exposição individual na Vermelho, Marcelo Cidade remete em parte ao significado literal da expressão avant-gard no francês. Originalmente, a expressão designava a fila de soldados que antecede as tropas em movimento de ataque durante uma guerra. Is not dead, verbo e predicado que complementam o título, fazem referência ao movimento punk e a afirmação altamente difundida de que o movimento não morreu.
No mesmo período, a Vermelho também abriga obras da artista Lia Chaia. Para mais detalhes, acesse o site oficial da galeria (link abaixo).
Marcelo Cidade “Avant-gard is not dead” @ Galeria Vermelho
QUANDO: até o dia 09 de outubro
ONDE: Rua Minas Gerais, 350 – Higienópolis – São Paulo
INFOS: (11) 3138-1520 | + galeriavermelho.com.br
_________________________________________________________________________________________
Luisa Strina (@luisastrina)
O artista Pedro Reyes ao lado de sua obra “Simulador de Temblores” na galeria Luisa Strina ©Divulgação
A Galeria Luisa Strina recebe a exposição “Primeira e Última” e também sua nova sede, localizada nos Jardins (São Paulo). A mostra coletiva organizada por Rodrigo Moura, curador da Paralela 2008 e do Instituto Inhotim (MG), reúne trabalhos inéditos e históricos de artistas brasileiros e estrangeiros.
“Primeira e Última” @ Luisa Strina
QUANDO: até 17 de dezembro
ONDE: Rua Oscar Freire, 502 – Jardins – São Paulo
INFOS: (11) 3088-2471 | + galerialuisastrina.com.br
_________________________________________________________________________________________
MAM-SP (@mam_sp)
Obra de Christine & Michel Péna nos jardins do MAM-SP ©Divulgação
Um dos mais importantes eventos de paisagismo do mundo, o Festival Internacional de Jardins de Chaumont-sur-Loire, ganha pela primeira vez versão fora da França, promovida pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo. O Festival de Jardins do MAM traz projetos de paisagistas franceses, como Louis Benech, que reformou o famoso Jardin des Tuileries, em Paris, e artistas brasileiros de prestígio internacional como Beatriz Milhazes e Ernesto Neto. Ao todo são nove jardins de 200 m², distribuídos em torno da marquise projetada por Niemeyer, onde está localizado o Museu de Arte Moderna de São Paulo. Para a criação dos espaços, os participantes se inspiraram no tema alimentação, que foi interpretado em dois sentidos: alimentação do corpo ou do espírito.
Festival de Jardins do MAM no Ibirapuera (arredores do MAM-SP)
QUANDO: até 31 de dezembro
ONDE: Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3) – São Paulo
INFOS: (11) 5085-1300 | + www.mam.org.br
_________________________________________________________________________________________
MASP (@maspmuseu)
Óleo sobre tela de Daniel Richter, Phienox, 2000 ©Divulgação
A pintura produzida nas duas últimas décadas na Alemanha reunificada, pós-Muro, chega ao Brasil em setembro, em meio à Bienal Internacional de Arte de SP. “Se Não Neste Tempo – Pintura Alemã Contemporânea: 1989-2010”, especialmente concebida para o MASP pelo curador Teixeira Coelho e pela brasileira radicada na Alemanha Tereza de Arruda, traz 83 obras de 26 expoentes da arte produzida em Berlim, Leipzig, Dresden, Hamburgo, Düsseldorf, Munique e Karlsruhe.
“Se Não Neste Tempo – Pintura Alemã Contemporânea: 1989-2010” @ MASP
QUANDO: até 09 de janeiro de 2011
ONDE: Avenida Paulista, 1578 – Cerqueira César – São Paulo
INFOS: (11) 3251-5644, ramal 2112 | + masp.art.br
_________________________________________________________________________________________
Museu da Casa Brasileira (@mcb_org)
A mostra “Mulhers no design espanhol” apresenta o trabalho de um grupo de designers espanholas especializadas em mobiliário, iluminação, acessório e têxtil que conseguiram materializar seus projetos e imprimir sua autoria em um ambiente industrial do século 20 ainda pouco receptivo à presença feminina.
Com curadoria de Marcelo Leslabay, dirigente da Bienal Ibero Americana de Madrid e sócio-fundador da Di_Mad Asociación de Diseñadores de Madrid, a exposição oferece 50 projetos, reflexo do protagonismo adquirido pelas mulheres no âmbito do design no século 20 e produzidas por empresas próprias ou de destaque na Europa. Os trabalhos dessas criadoras se destacam tanto pela qualidade e sensibilidade como pela inventividade do seu design, características que as transformaram em referencial para as futuras gerações de designers na Espanha.
“Mulheres no design espanhol” expõe a trajetória feminina no design que teve início com as artistas Gemma Bernal, Nancy Robbins, Margot Viarnés, Eva prego, Ana Mir, Marivi Calvo, Lola Castello, Nani Marquina e Marre Moerel. Essas nove mulheres agregam uma visão própria a um processo produtivo, cujo êxito está ligado à estética e à funcionalidade das peças.
“Mulheres no design espanhol” @ Museu da Casa Brasileira
QUANDO: no ar até o dia 17 de outubro
ONDE: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Pinheiros – São Paulo
INFOS: (11) 3032-2564 | + mcb.org.br