Com estreias elogiadas nos festivais de Sundance, Berlim e Los Angeles, o filme “Howl”, com James Franco (saga “Homem-Aranha”) no papel do escritor Allen Ginsberg, é um dos mais comentados no circuito de cinema. Assumidamente homossexual, Ginsberg sofreu censura e foi alvo de polêmica nos anos 1950 ao lançar o livro “Howl And Other Poems” _ele chegou a ser condenado em tribunal pela Justiça americana. A adaptação para o cinema e direção são de John Epstein e Jefrey Friedman.
A estreia levou Franco _que neste ano apresentou um episódio de “Saturday Night Live”_ à capa da revista gay-friendly “The Advocate”, falando sobre o filme e sua vida pessoal. “Hollywood é cheia de histórias de amores heterossexuais. É mais interessante retratar personagens que não são retratados com frequência”, declarou o ator em referência à predileção por personagens homossexuais”.
Cena de “Howl”, filme com James Franco sobre escritor gay dos anos 1950 ©Divulgação
Em 2009, Franco interpretou o namorado do ativista político Harvey Milk (vivido por Sean Penn) no filme “Milk”, de Gus Van Sant.”Todo mundo pensa que sou gay pois interpretei personagens gays. É o que pensam. Acham que eu uso drogas. Não fumo maconha e não sou gay”, explica.
“Howl” estreia dia 24 de setembro nos EUA. Não há previsão de estreia no Brasil.