Um lançamento de proporções vulcânicas para o mundo indie: a cantora islandesa Björk e a banda americana Dirty Projectors anunciaram em parceria o EP “Mount Wittenbberg Orca”. O disco, que foi composto inicialmente para um show beneficente do qual ambos participaram em abril de 2009, foi gravado na livraria Rare Book Room, no Brooklyn (Nova York), e terá sua renda revertida para a proteção de áreas marinhas.
“Estamos trabalhando com a National Geographic Society para criar áreas marinhas sustentáveis”, contou Dave Longstreth, líder do Dirty Projectors. “Não queremos que o oceano se torne um cadáver gigante e venenoso abraçando os continentes”. Admirador de Björk, ele já havia gravado um cover de “Hyperballad” em uma coletânea do site de música Stereogum.
Em preview do álbum divulgado no You Tube, a voz da islandesa – considerada uma das mais poderosas da música pop – flutua graciosamente acima das harmonias vocais do grupo. E essa não é a primeira que a islandesa fala de oceanos em seu trabalho. Em 2004, ela lançou o single “Oceania”, tema oficial das Olimpíadas de Atenas. Na abertura dos jogos, cantou em um (absurdo) vestido desenhado por Alexander McQueen, que tinha mais de 1 quilômetro quadrado e ocupou todo o estádio.
Assista:
Com 20 minutos e 7 faixas, o EP “Mount Wittenbberg Orca” será vendido exclusivamente em formato digital por US$ 7 no site Topspin.net.
Confira o tracklist:
01. “Ocean”
02. “On And Ever Onward”
03. “Wh1en The World Comes To An End”
04. “Beautiful Mother”
05. “Sharing Orb”
06. “No Embrace”
07. “All We Are”