“Se usássemos vocais ficaria estranho”, disse Mike Stroud, do Ratatat, em entrevista recente. A dupla novaiorquina de música eletrônica lança no próximo dia 8 de junho o seu quarto álbum, “LP4” (pela gravadora KL Recordings). Conhecidos pelo som instrumental, eles passam longe de gêneros cujo papel é meramente decorativo, como lounge, chill e ambient.
Em relação aos seus predecessores, “LP4” mantém a sonoridade e apresenta uma cartela de sons e ritmos bem mais variada. Orquestras de cordas e melodias ensolaradas (“Mahalo”) remetem às bandas psicodélicas da Califórnia nos anos 1960. Já nos ritmos (“Mandy”) é sentida a influência do r&b da mesma época, exponenciado por bandas como Booker T.
A world music aparece em todas as faixas, e com mais força ainda em “Bob Gandhi”. Em outros momentos, os arranjos combinam na mesma música percussões tribais, autoharpa, guitarra e cítara (ouça “Party With Children” e “Bare Feast”).
A receita faz sucesso também entre músicos: eles já remixaram Björk e fizeram turnês ao lado do Daft Punk, Franz Ferdinand, CSS e outras bandas consagradas. O novo vídeo para “Party With Children”, mostra um pássaro em um fundo verde de chroma key (tecnologia de TV e cinema que cria fundos artificiais) mas sem a parte das imagens artificiais (assista acima).
Site oficial: ratatat.com
Myspace: myspace.com/ratatatmusic
Facebook: facebook.com/pages/RATATAT